x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 15

acessos 367

INSCRIÇÃO ESTADUAL

Isabella Mello

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 2 semanas Quinta-Feira | 3 junho 2021 | 15:40

Boa tarde, pessoal! Tudo bem? 

Recentemente a minha cliente Eireli, fez alteração no Contrato Social e incluiu Cnaes de comércio. Para essas vendas e e-commerce ela vai precisar de uma Inscrição Estadual Estadual. Já conferi no Sintegra e ela ainda não possui.

Após dar uma pesquisada, vi que é necessário fazer pelo RedeSim (Já possuo PJ - Atos exclusivos do estado e município).

Entretanto, após criar a solicitação de Inscrição no Estado, e acompanhar o protocolo Redesim a página diz " Ignorado Sefaz":

"SEFAZ-SP
Status da solicitação na Sefaz/SP: Ignorado SEFAZ  "

Alguém pode me ajudar a fazer a Inscrição Estadual dela? 

Obrigada, 

Isabella.

Lucas Matos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 2 semanas Quinta-Feira | 3 junho 2021 | 16:02

Oi

Eu fiz alteração desse tipo a muito tempo atrás e pelo que lembro quando se coloca um CNAE de comercio o site já pede a inscrição ou criação dela e caso nao tenha ou nao faça o pedido o site indefere a DBE. Você já consulto para saber se a empresa tem IE? Qual CNAE você coloco?

Jair Armando

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 2 semanas Quinta-Feira | 3 junho 2021 | 23:14

Isabela, estou com o mesmo problema, inclusive já tentei falar na Jucesp, Receita Federal, Sefaz e alguns colegas contadores, mas não souberam como resolver o problema.
Tentei gerar a viabilidade como abertura, alteração e regularização de empresas, contudo ao preencher o coleta web, não aparece o evento 601 - inscrição no estado empresa já inscritas na receita.

A SEFAZ  de São Paulo está  Ignorado todos o pedidos de inscrição Estadual que não possuir o evento 601.

Segue abaixo orientação da Receita Federal, fiz o passo a passo,  mas não deu certo, porque a SEFAZ está indeferindo automaticamente, quando não tem o evento 601.

Prezado(a) Senhor(a),

Agradecemos a sua mensagem.

Acesse REDESIM / JÁ POSSUO PESSOA JURÍDICA / ATOS EXCLUSIVOS NO ESTADO E NO MUNICÍPIO.

Caso as informações não tenham sido suficientes, verifique se não há outro item em nosso Fale Conosco que seja mais adequado à sua dúvida:

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco

Ou, procure o canal de atendimento de sua preferência.

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento

Atenciosamente,
Receita Federal
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO! Não responda esta mensagem. Para que seja efetuado um novo contato clique no atalho para o envio de suas dúvidas: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco

De: portal.receitafederal@serpro.gov.br>
Enviado: quinta-feira, 27 de maio de 2021 15:48
Para: RFOC-FaleRFB06-CxCorp <falerfb06@rfb.gov.br>
Assunto: Orientação sobre Inscrição no CNPJ 

(SP)CidadeTaboão da SerraSua mensagemEstou com um processo, onde a empresa já está aberta e precisava solicitar uma Inscrição Estadual
Essa empresa era prestação de serviços, foi feito uma alteração, acrescentamos o CNAEs de comércio, foi deferido na Jucesp, alterou o CNPJ, mas não gerou a Inscrição Estadual.
Como proceder?

36.061.906/0001-63
MATRIZ
COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO E DE SITUAÇÃOCADASTRAL
DATA DE ABERTURA
20/01/2020
NOME EMPRESARIAL
DANILO PASSOS DE OLIVEIRA DA SILVA VAREJO
TÍTULO DO ESTABELECIMENTO (NOME DE FANTASIA)
OLIMPOZ
PORTE
ME
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL
47.89-0-04 - Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação (Dispensada *)
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS
45.30-7-03 - Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores (Dispensada *)
45.41-2-06 - Comércio a varejo de peças e acessórios novos para motocicletas e motonetas
45.41-2-07 - Comércio a varejo de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas
47.29-6-99 - Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios nãoespecificados anteriormente
47.63-6-02 - Comércio varejista de artigos esportivos (Dispensada *)
47.81-4-00 - Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (Dispensada *)
47.89-0-99 - Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
74.90-1-04 - AtiviAssuntoOrientação sobre Inscrição no CNPJ

...
Algum colega poderia nos ajudar?
11-7412-6361

Lucas Matos

há 2 semanas Sexta-Feira | 4 junho 2021 | 09:44

Jair viabilidade é obrigatório apena paras as seguintes alterações:

Alteração de endereço dentro do mesmo município
Alteração do nome empresarial
Alteração de natureza jurídica
Alteração de atividades econômicas (principal e secundárias)
Alteração do tipo de unidade
Alteração da forma de atuação

Para pedir IE no REDESIM é em um lugar diferente, entre em:

https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/redesim/ja-possuo-pessoa-juridica

Click em Atos exclusivos no Estado e no Município e depois em Inscrição, Reativação ou Atualização exclusiva no Estado

Depois é só preencher com as informação da empresa conforme for pedido

Vanessa

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 semanas Sexta-Feira | 4 junho 2021 | 13:55

Boa tarde!

Lucas, fiz da forma que vc orientou, porem aparece: 

Status da solicitação na Sefaz/SP: Ignorado SEFAZ  

Eu já não sei mais o que fazer e o que falar para o cliente.

Lucas Matos

há 2 semanas Sexta-Feira | 4 junho 2021 | 16:28

Pelo que vi o CNPJ esta tudo certo.

Eu estou para pedir IE em vários estado de uma empresa e encontrei uma empresa aqui no escritório sem movimento que é comercio e nao tem IE, vou pedir IE da duas e posto o resultado aqui quando sair.

Isabella Mello

há 1 semana Terça-Feira | 8 junho 2021 | 08:36

Bom dia pessoal! 

Meu problema persiste, já tentei falar com a Jucesp, Receita, Sefaz e nada... 

Aparece apenas "Status da solicitação na Sefaz/SP: Ignorado SEFAZ  "

Alguém pode me ajudar a fazer a Inscrição Estadual dela? 

Estou sem saber o que dizer a cliente..

Obrigada,
Isabella.

Marcelino Pinto Teixeira Neto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 semana Terça-Feira | 8 junho 2021 | 12:53

Boa tarde,

Também estou com problema semelhante, no meu caso tenho 2 situações uma como a alteração citada pelo Jair, de prestadora de serviços para Comercio, foi deferido na JUCESP e o CNPJ ja esta correto, porém não saiu a Inscrição Estadual como deveria e ficamos todos neste mesmo impasse,

Outra situção é uma empresa com a inscrição estadual cancelada, e o atendimento do posto fiscal me orienta a fazer o Evento 601, ocorre que este evento não aparece no REDESIM, também ja fiz contato com a JUCESP, e disseram que neste caso não é feito por lá e que o estado esta orientando errado.

Enfim, estamos em um empurra/empurra, ninguém resolve e o cliente nos vê como incompetentes.

Marcelino P. Teixeira

Isabella Mello

há 1 semana Terça-Feira | 8 junho 2021 | 16:38

Pessoal, trago boas notícias! 

A minha Inscrição Estadual acabou sair, colocarei abaixo a instrução que tive pela Sefaz e que funcionou:

Deve entrar no Portal REDESIM e efetuar o procedimento listado abaixo:
1) Informar que já possui PJ;
2) Escolher a opção “Atos exclusivos no Estado e Município”;
3) Selecionar a “Inscrição, Reativação ou Atualização Exclusiva no Estado”;
4) O sistema irá perguntar o CNPJ do estabelecimento, bem como verificar se o solicitante é pessoa legítima para fazer as alterações em nome da PJ;
5) Para solicitar o evento 601 ou 603, o estabelecimento deverá ter o endereço em SP, marcar a UF como SÃO PAULO no primeiro campo, responder “SIM” à pergunta “Deseja realizar Inscrição/Reativação/Atualização?” e NÃO as demais questões;
Caso o estabelecimento seja ST em São Paulo, marcar SIM à segunda questão (Substituto Tributário).
6) Para o evento 602, o estabelecimento deverá ter endereço em outro estado que não seja SP, informar a UF de SP, responder “SIM” às questões “Deseja realizar Inscrição/Reativação/Atualização?” e Substituto Tributário, marcando NÃO a todas as demais.
7) Para o evento 606, o estabelecimento deverá ter endereço em outro estado que não seja SP, informar a UF de SP, responder “SIM” às questões “Deseja realizar Inscrição/Reativação/Atualização?” e “Comercializa com Consumidor Final (EC 87/2015)”, marcando NÃO a todas as demais.

No meu caso, com o município da empresa sendo em São Paulo, maquei SIM à pergunta “Deseja realizar Inscrição/Reativação/Atualização?” e NÃO as demais questões;

Após 3 horas, verifiquei o Resultado com este mesmo protocolo e já foi deferido e mostrava o número da Inscrição Estadual. 
Para confirmar, entrei no Sintegra, São Paulo, e preenchi com o CNPJ, realmente já estava ativo. 

Espero ter ajudado de alguma forma. 

Um abraço e qualquer dúvida podem contar comigo!

Marcelo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 1 semana Quinta-Feira | 10 junho 2021 | 13:23

Boa tarde.
- Consegui a Inscrição Estadual utilizando o cadastro GOV.BR do titular da empresa.
- E, principalmente, às orientações da ISABELLA MELLO.
- Em especial o ítem '5) Para solicitar o evento 601 ou 603, o estabelecimento deverá ter o endereço em SP, marcar a UF como SÃO PAULO no primeiro campo, responder “SIM” à pergunta “Deseja realizar Inscrição/Reativação/Atualização?” e NÃO as demais questões;"

Muito obrigado Isabella.

Marcelino Pinto Teixeira Neto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 semana Quinta-Feira | 10 junho 2021 | 14:13

Boa tarde,
Para mim também deu certo o caso da empresa que mudou a atividade, 
A outra que é teve a Inscrição Estadual Cancelada esta em analise a 2 dias, vamos aguardar.

De qualquer forma, a informação da Isabella foi crucial para o desenrolar do processo

Muito obrigado

Marcelino P. Teixeira

Marcia de Oliveira Santos

Bronze DIVISÃO 2, Prestador de Serviço
há 1 semana Sexta-Feira | 11 junho 2021 | 15:50

Boa tarde, pessoal 

Fico feliz em saber que de vocês deram certo , porém ainda continuo aguardando.... 
A primeira vez o resultado foi Status SEFAZ Ignorado... fiz o procedimento que a Isabela mencionou aqui e ainda estou aguardando a resposta desde o dia 07/06/21 e hoje 11/06/21 ainda esta na mesma parte da RECEITA FEDERAL ... "Aguardando validação do órgão competente" . 
Sabem me dizer se estou no mesmo caminho que vocês trilharam, devo aguardar mais alguns dias ? 
Aguardo alguma resposta , por favor, meu cliente precisa inaugurar a loja ....

Obrigada colegas 

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.