Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 110

Credito de ICMS - indústria e comércio - na mesma NF

EDSON

Edson

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 2 anos Terça-Feira | 13 julho 2021 | 15:21

Boa tarde a todos!

Estou com uma dúvida quanto as informações complementares no campo dados adicionais.

Temos uma empresa que tem atividade de indústria e comércio, e mesma é tributada pelo Simples Nacional.

Quando emitida a NF, item a item é destacado a alíquota referente ao crédito e valor correspondente ao crédito, porém no campo informações complementares vem apenas destacado a alíquota do primeiro item lançado.

Exemplo: item A revenda - alíquota de crédito de ICMS 2,51% valor do crédito de 5,00
item B produção - alíquota de crédito de ICMS 2,56% valor de crédito de 7,00

Lá nos Dados Adicionais o sistema puxa sempre a alíquota do primeiro item lançado, mas soma os valores:
PERMITE O APROVEITAMENTO DO CREDITO DE ICMS NO VALOR DE R$12,00; CORRESPONDENTE A ALIQUOTA DE 2,51%, NOS TERMOS DO ART. 23 DA LEI
COMPLEMENTAR Nº 123, DE 2006.

Isso está correto? As NF feitas desta forma, o cliente poderá se apropriar do crédito mesmo só uma alíquota aparecendo nas informações complementares? Se não, devo fazer duas NF quando tiverem itens de indústria e comércio no mesmo pedido?

Desde já, obrigado!

EDSON

Edson

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 2 anos Terça-Feira | 20 julho 2021 | 18:50

Boa noite a todos!

Entendo que o crédito esta condicionado ao correto preenchimento dos campos próprios dessas informações no arquivo xml. Tenho esse material referente ao assunto espero que te ajude https://www.rotinafiscal.com.br/operacoes-fiscais/aquisicao-de-simples-nacional
Elaine! Eu também entendo desta forma, mas a dúvida persiste quando a discriminação quando forem duas atividades diferentes (comércio e indústria) na mesma NF.


Em cada item deve ser informado a alíquota conforme a atividade indústria (CFOP 5101), ou comércio (5102).

Na observação pode separar assim também.
Sidney! Você teria um exemplo de como ficaria essa expressão?

Minha dúvida persiste porque preciso passar ao cliente a forma correta desta emissão.

Desde já, muito obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.