x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 299

DIFAL - Dúvidas

Debora

Debora

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 23 julho 2021 | 11:00

Bom dia pessoal.
Sou nova no ramo de contabilidade e atualmente trabalho como auxiliar de depto. fiscal. 
Estou com umas dúvidas no que diz respeito ao difal. Pelo que entendi ele é devido em todas as vendas realizadas para fora do estado a contribuintes não inscritos, certo? Mas a minha duvida em si é: como é feito o recolhimento dessas vendas? 
Temos aqui no meu serviço clientes que emitem várias notas para consumidor final de outro estado e seria obrigação nossa emitir essas guias ou existe alguma forma dessas guias já serem emitidas no momento em que esse cliente emite a nota fiscal eletronica? 

Pedro

Pedro

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 23 julho 2021 | 16:06

Boa tarde,


Pelo que entendi ele é devido em todas as vendas realizadas para fora do estado a contribuintes não inscritos, certo?
A DIFAL será devida nas operações e prestações de serviços a consumidor final contribuintes ou não de ICMS localizado em outro estado. Caso seu cliente for não contribuinte do imposto ( pode ocorrer dele ter inscrição estadual, mas ser não contribuinte) e consumidor final, então o recolhimento da DIFAL é por conta sua( do remetente).

Mas a minha duvida em si é: como é feito o recolhimento dessas vendas?
O recolhimento é feito pela GNRE, emitida através do site "http://www.gnre.pe.gov.br/gnre/v/guia/index". Alguns Estados podem ter um portal próprio para emissão da guia de pagamento.

Temos aqui no meu serviço clientes que emitem várias notas para consumidor final de outro estado e seria obrigação nossa emitir essas guias ou existe alguma forma dessas guias já serem emitidas no momento em que esse cliente emite a nota fiscal eletronica?
Desconheço se há uma forma de serem emitidas automaticamente. Aqui, emitimos as guias para cada nota fiscal que tem a DIFAL.



Debora

Debora

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 23 julho 2021 | 17:08

Entendi Pedro,

Esse Difal só veio para aumentar o trabalho dos contadores, infelizmente. Por isso mesmo minha dúvida, imagina empresas com alto volume de notas fiscais, não necessariamente o volume financeiro é alto. A depto. fiscal fica o mês inteiro tirando guia.

Agradeço pela resposta!

GENILSON B. PEREIRA

Genilson B. Pereira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 23 julho 2021 | 17:44

Boa tarde. Debora.

Você pode pedir Inscrição Estadual de Substituto Tributário, em cada estado que faz essas vendas com mais frequências, ai você deixa de recolher o DIFAL por Operação e faz por Apuração. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.