x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 299

DIFAL - Dúvidas

Debora

Debora

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 23 julho 2021 | 11:00

Bom dia pessoal.
Sou nova no ramo de contabilidade e atualmente trabalho como auxiliar de depto. fiscal. 
Estou com umas dúvidas no que diz respeito ao difal. Pelo que entendi ele é devido em todas as vendas realizadas para fora do estado a contribuintes não inscritos, certo? Mas a minha duvida em si é: como é feito o recolhimento dessas vendas? 
Temos aqui no meu serviço clientes que emitem várias notas para consumidor final de outro estado e seria obrigação nossa emitir essas guias ou existe alguma forma dessas guias já serem emitidas no momento em que esse cliente emite a nota fiscal eletronica? 

Pedro

Pedro

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 23 julho 2021 | 16:06

Boa tarde,


Pelo que entendi ele é devido em todas as vendas realizadas para fora do estado a contribuintes não inscritos, certo?
A DIFAL será devida nas operações e prestações de serviços a consumidor final contribuintes ou não de ICMS localizado em outro estado. Caso seu cliente for não contribuinte do imposto ( pode ocorrer dele ter inscrição estadual, mas ser não contribuinte) e consumidor final, então o recolhimento da DIFAL é por conta sua( do remetente).

Mas a minha duvida em si é: como é feito o recolhimento dessas vendas?
O recolhimento é feito pela GNRE, emitida através do site "http://www.gnre.pe.gov.br/gnre/v/guia/index". Alguns Estados podem ter um portal próprio para emissão da guia de pagamento.

Temos aqui no meu serviço clientes que emitem várias notas para consumidor final de outro estado e seria obrigação nossa emitir essas guias ou existe alguma forma dessas guias já serem emitidas no momento em que esse cliente emite a nota fiscal eletronica?