x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 128

Lidiane Andrade

Lidiane Andrade

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 2 anos Terça-Feira | 27 julho 2021 | 08:27

Bom Dia!
Trabalho em uma empresa do setor agricola, nos creditamos de icms nas operações interestaduais de insumos voltado a nossa produção, assim como também nos creditamos sobre as compras de Diesel utilizado nas maquinas para a produção, porém, minha contabilidade me fez um questionamento, porque não nos creditamos sobre os lubrificantes utilizados nessas maquinas também? Eu ainda não consegui encontrar na legislação, tal fato que me de um embasamento legal pra os itens que podem e os que não podemos tomar crédito de icms, se alguem puder me ajudar com esse assunto, agradeço, obrigada.

Juliano Ferreira

Juliano Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 2 anos Terça-Feira | 27 julho 2021 | 11:38

Bom dia,

É questão de interpretação tanto do contribuinte quanto do fisco. Veja, eu opino pelo crédito sim dos lubrificantes.

Motivo? É essencial para o bom funcionamento do maquinário. E também, se for ver o manual da máquina, estará lá a recomendação do fabricante o uso de lubrificantes para manter em perfeito estado de funcionamento. Imagina ficar sem lubrificante e as engrenagens ficarem rangendo, superaquecendo e quebrando... É isso.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.