x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 5.877

Apuração de ISS retido

Eliane Araujo

Eliane Araujo

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 11 maio 2010 | 17:33

Estou com uma dúvida referente a ISS retido.
Tomei serviço de uma empresa e tive que reter o ISS. A apuração é referente ao mês que eu dei entrada ou a apuração é pela emissão da NF?

Alex Rodrigues Rocha

Alex Rodrigues Rocha

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 11 maio 2010 | 18:12

Boa noite Elaine Araujo! seja bem vinda ao forúm!

Como você reteu o iss, o mesmo deve ser apurado pela emissão da NF.

pense comigo se você der entrada no dia 31 de janeiro, porém recebeu a nota no dia 02/02 e a data da nota é a mesma, não tem porque você apurar o iss(relativo ao mês, como você mesma disse) de janeiro, pois a nota só entrou em fevereiro! Assim pelo seu exemplo é pela emissão da nota! entendeu?

A apuração deve ser feita no mês de entrada da nota!

Saudações,

Alex Rodrigues Rocha.

Conheço as tuas obras eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar, que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. ap. 3-8
Eliane Araujo

Eliane Araujo

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 12 maio 2010 | 08:43

Até pq se eu receber uma nota fiscal do mês de fevereiro no mês de março após o vencimento do ISS, vou ter que pagar multa sobre esse imposto. Acredito que a empresa não tem "culpa" dessa multa né!
É por isso que temos que carimbar a NF qdo recebemos, para que a apuração seja feita por essa data (a data da entrada da NF).
Obrigada!

Alex Rodrigues Rocha

Alex Rodrigues Rocha

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 12 maio 2010 | 08:52

Bom dia Eliane!

Realmente, devemos ter cuidado com a entrada de notas.

Conheço as tuas obras eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar, que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. ap. 3-8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.