Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 409

Nota fiscal de devolução

Daniel Rosa

Daniel Rosa

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 2 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2021 | 08:53

Bom dia, pessoal.

Temos um cliente que comprou um computador para revenda, mas o HD do produto apresentou alguns problemas.

Na descrição do item na nota fiscal de compra veio como "computador de marca tal HD 500GB". Agora, ele quer devolver somente esse HD, fora do computador. Nesse caso, pode ser emitida uma nota fiscal de devolução somente do HD, com outro NCM diferente da nota de origem? Pois a nota fiscal de origem possui o NCM do item completo, e não somente do HD.

Bruno Cabrini Pereira

Bruno Cabrini Pereira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2021 | 09:49

Bom dia!

Daniel, fiscalmente vejo que tem dois cenários, mas pode ser que tenha mais:

Fornecedor envia a peça boa como REMESSA PARA TROCA/EM GARANTIA (CFOP 5949/6949) com retorno e a empresa retorna a peça como RETORNO DE TROCA/EM GARANTIA.(CFOP 5949/6949).

Fica acordado da empresa que comprou emitir uma nota fiscal de REMESSA PARA TROCA/EM GARANTIA (CFOP 5949/6949) da peça com problema e fornecedor retornar como RETORNO DE TROCA/EM GARANTIA RETORNO DE TROCA/EM GARANTIA (CFOP 5949/6949).

Uma dica, pedir para o fornecedor a NCM, CST e base legal para que seja mencionado na nota fiscal caso fica acordado e realizar o segundo cenário.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Bruno.

Daniel Rosa

Daniel Rosa

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 2 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2021 | 10:25

Jessica Camila Miranda, agradecido pela sua atenção.

Bruno Cabrini Pereira, obrigado pelos esclarecimentos. Entendo que o segundo cenário seja o mais adequado nessa situação. A empresa que comprou é optante pelo Simples Nacional. Nesse caso de remessa para troca, sendo o fornecedor não optante pelo Simples, deve-se destacar o IPI e ICMS conforme a nota de origem?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.