x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.121

ITCMD DF - DOAÇÃO IMÓVEL

FERNANDO ALMEIDA DO NASCIMENTO

Fernando Almeida do Nascimento

Iniciante DIVISÃO 1 , Agente Administrativo
há 3 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2022 | 14:13

Boa tarde!

Moro em uma residencia de meus avós e eles querem me fazer a doação do imóvel.
o ITCMD no DF e 4% e mais 5% do valor adicional a partir de 1.000.000,00.
Fazendo os cálculos um valor de 43.000,00 aproximadamente seria o valor do imposto.
Acontece que de janeiro 2022 ate março o governo baixou para 1% o valor do ITBI no caso para venda direta.
No meu caso esse valor de 42.000 e mto dinheiro para mim, entendo que o valor do imóvel e alto, teria alguma forma de essa doação no caso transformar uma alternativa e fazer através de venda sem transação bancaria? Não tenho pretensão de sonegar impostos, mas pagar um valor que seria realista para as minhas condições, ou somente através do processo de doação  convencional e pagar o imposto de 4%.

Agradeço as orientações ,

Saudações.

Fernando.

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2022 | 14:32

Faça da maneira correta e evite problemas futuros. Comprar e não pagar, também poderá ser caracterizado como doação. Alguns Estados parcelam o ITCMD.
O que começa errado, termina errado.
Boa sorte!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade