x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 1.073

Correção de lanç em Livro manual

Pâmella

Pâmella

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Domingo | 30 maio 2010 | 19:17

Olá a todos!

Olhem minha situação:
Lancei as notas fiscais de saída (manual) tipo assim:

Março/2010
Nota 0000000 ..... Data ....... R$.......... etc...
Nota 0000000 ..... Data ....... R$.......... etc...
Abril/2010

O problema é que após eu ter escrito a caneta o próximo mês (abril) o cliente trouxe uma série D de Março, disse que tinha se esquecido de destacar porque emitem pouquissimas D... e agora? Sei que devo substituir o DAPI, e como o erro não foi meu mandarei a guia de substituição para ele, mas como conserto o lançamento no livro? Sei que tem uma forma correta e padrão, mas não me lembro (rs).

*agora parei com a mania de escrever o mês seguinte assim que termino um lançamento, mas neste caso mesmo se eu não tivesse colocado "abril" não poderia lançar, por que a D era uma das primeiras por causa da data. E neste caso, o que deveria ter feito se acontecesse?

Muito obrigada!

Jefferson

Jefferson

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 16:57

Boa tarde Pamela,

Não sei como funciona na legislação da sua UF, mas aqui no RN, cancelamos a página por completo e refazemos tudo denovo.

Um conselho que dou, é mudar para sistema eletrônico, pois isso é uma economia que não vale a pena, pois além de ser um modo arcaico, existem esses problemas de correções, não tem como fazer uma busca rapidamente e muito menos uma filtragem por número, valores, datas e etc.

Juliana Tiemi Fujii

Juliana Tiemi Fujii

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 17:56

Pamela, eu tb não sei com funciona ai.

Mas aqui em São Paulo, faziamos a mesma coisa que o Jefferson falou, você cancela a página toda do livro e escritura tudo de novo em outra página.

Faz alguns anos (+ ou - 5) que não escrituro mais NF em livro manual, mas ainda conheço algumas contabilidades aqui em São Paulo que fazem isso, pois o custo de um sistema é muito caro para a quantidade de clientes que tem, ou pelo valor da mensalidade paga pelos clientes. Conheço empresas que emitem somente 1 NF por mês.
Claro que se você tem um recurso que de para implantar um sistema, nem que for básico, ajuda muito, por todos esses motivos que o Jefferson citou acima. Mas também entendo o lado dos pequenos escritórios, onde os clientes não valorizam os serviços contábeis, e pagam pouco pelo serviço.

Espero ter ajudado, qualquer coisa entre em contato.

Abraços,

Jú Fujii

Pâmella

Pâmella

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 20:18

Olá Juliana e Jefferson!
Eu concordo plenamente com vocês na questão da escrituração manual ser arcaica, e gostaria muito de passar para um programa, mas por enquanto tenho que continuar no manual mesmo...
Então como cancelo o movimento, notem que no exemplo que eu dei, a escrituração da página onde ocorreu o erro contém outros meses, mesmo assim devo cancelar toda página? E como faço isso, escrevo cancelada? Passo um traço na diagonal?

Muito obrigada!

Juliana Tiemi Fujii

Juliana Tiemi Fujii

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 16:35

Boa tarde.

É isso ai Pamela, infelizmente você terá que escriturar tudo novamente, tanto o mês de março, como de abril. E para cancelar escreva cancelado na diagonal e passe um traço.

Se precisar estamos aqui.

Abraços,

Jú Fujii

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade