x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 3.472

Diferença de aliquota ICm simples Nacional

Pâmella

Pâmella

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Domingo | 30 maio 2010 | 19:37

Olá a todos!

Pesquisei assuntos parecidos, mas ainda estou em dúvida..

Descobri a pouco tempo que mesmo as empresas do simples devem recolher a diferença de aliquota de Icm para outro estado.

Alguém teria uma linguagem menos técnica e mais fácil pra me explicar? tenho empresas aqui (MG=18%) que compram de SP (12%), mas nunca recolheram esta diferença (6%)... o que faço agora, posso começar a recolher apartir de agora? e como farei isso?

e quando é o contrário, uma empresa de SP (12%) compra da de MG (18%)?

Como podem ver estou perdida rsrs

Muito obrigada a quem se dispor a me ajudar!

Lucas Moreira

Lucas Moreira

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 00:56

valor da mercadoria comprada em MG 100,00
icms do produto em MG = 18%
Icms do produto em SP = 12%
icms diferencial a recolher = 6,00 (18,00 - 12,00)

os estados não admite que seu contribuinte compre de outra UF qualquer produto a uma carga tibutária mais baixa, assim sendo, quando a aliquota do produto for maior no estado de origem, então sempre deverá recolher o diferencial.

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 09:50

Bom dia

Complementando a explicação do Lucas, veja no post abaixo (precisamente a resposta do dia 07/6) que o diferencial de alíquotas para empresas do SN é recolhido inclusive quando a mercadoria é destinada a industrialização e comercializaçao no Estado de SP.

clique aqui

atn

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
CELIA RODRIGUES

Celia Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativo
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 15:42

Temos um cliente que compra vidro do estado PR aliquota a 12% tenho que fazer Gare do diferencial de aliquota a 6%, ou não? Já procurei mas não achei se o vidro dentro do Estado SP também tem aliquota de 12%, se alguem puder me ajudar agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade