x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 97

Estorno de ICMS pode gerar tributo a pagar?

Abel Sampaio

Abel Sampaio

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 18 março 2022 | 10:18

Saudações colegas, estou com dúvida sobre uma situação de um cliente, gostaria da ajuda de vocês.


- Determinada empresa adquiriu produto A, com crédito de ICMS, e produto B, sem incidência na entrada.

- No período, a empresa vende o produto B, tributado na saída, aproveitando-se do crédito de ICMS obtido na aquisição do produto A.

- Em período posterior, constatou-se a perda do estoque A, que deve ser baixado do estoque. Eu precisaria, portanto realizar o estorno do ICMS creditado, só que esse crédito já foi utilizado na venda do produto B.

Esse ICMS estornado geraria uma obrigação de ICMS a pagar?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 21 março 2022 | 08:14

Bom Dia

Se houve perda do estoque enseja estorno do crédito, independentemente se houve débito ou não.

Na apuração onde há o estorno será identificado se haverá saldo credor ou devedor.

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade