x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 2.903

Como emitir uma nota fiscal de remessa em garantia.

José Edenilson Duarte da Silva

José Edenilson Duarte da Silva

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 4 anos Quinta-Feira | 24 março 2022 | 16:06

Boa tarde!
Estou com dúvida em relação a emissão de uma nota fiscal de remessa em garantia, irei explicar todo o processo para que possam entender melhor.
A empresa ao qual trabalho vende máquinas agrícolas, após a venda dessas máquinas as mesmas possuem um certo período de garantia. Durante esse período, caso o cliente nos acione reclamando de um defeito em uma PEÇA X, imediatamente retiramos essa peça do nosso ESTOQUE (a finalidade dessa peça que estava no estoque até então era VENDA) e solucionamos o problema do cliente substituindo a peça. Após isso, guardamos a peça danificada (não damos entrada fiscal nem nada do gênero, acredito que de fato não seja necessário, me corrijam se eu estiver enganado), abrimos um processo de garantia com a FÁBRICA e aguardamos sua resposta, que podemos classificar como 3 hipóteses:

1º - A fábrica aprova o pedido de garantia e nos dá um "crédito" com ela para futuras compras, (ou seja, ela não nos envia outra peça para repor nosso estoque, como é de costume com algumas outras fábricas) e após três meses podemos descartar a peça danificada do nosso estoque. Todavia, preciso dar uma "baixa fiscal" no meu estoque da peça que retirei para atender o cliente, emitindo uma nota fiscal em nome dele, a fábrica sugere que façamos uma nota fiscal do tipo "REMESSA EM GARANTIA", CFOP "5949/6949", e até o momento pretendemos fazer dessa maneira no entanto, aceito sugestões caso não seja o correto.

2º - A mesma coisa que o 1º, no entanto, a FÁBRICA solicita ainda que enviemos as peças danificadas para ela com uma nota fiscal de remessa em garantia CFOP 5949/6949, como destinatária a FÁBRICA, como eu poderia emitir essa nota fiscal? E ainda assim preciso emitir a nota fiscal para o meu cliente que recebeu as peças novas e dar baixa no meu estoque. 

3º A fábrica reprova o pedido de garantia e cobramos do cliente o valor das novas peças. (Este seria o mais simples, pois seria uma nota fiscal de venda normal)

Estou com uma certa urgência, para solucionar isso, agradeço se puderem me dar uma luz acerca do tema.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies