x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 1.346

Substituição Tributária!?

Rodrigo Santos

Rodrigo Santos

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 16 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 14:24

Olá, boa tarde!

No caso de uma empresa Simples Nacional (comércio atacadista e varejista de alimentos), que compra mercadoria com ST (destcado na NF).

Perguntas:

1 - Minhas vendas também são como ST?
2 - Se sim, como faço o cálculo do valor da ST da mercadoria que eu estou vendendo?

Muuuiito Grato

Victor Seabra

Victor Seabra

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 14:49

Nem sempre quem compra, tem q vender com Substituição, vai depender do seu credenciamento e do produto q vc vende...

Sobre o calculo, provavelmente em algum destes topicos aki neste forum, deve ter explicando, todo caso vou deixar um link aki, espero ter ajudado...

http://www.praticacontabil.com.br/fiscal/subst_trib.htm

"No deserto procure por água, e no oceano procure por terra..." - Savatage (The Hourglass)
Rodrigo Santos

Rodrigo Santos

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 16 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 11:17

Por mais que procuro não encontro a resposta para a minha dúvida.

Minha dúvida é as mercadorias compradas (estaduais e interestaduais) já vem com a retenção de ICMS-ST.

Portanto, tenho que recolher ainda ICMS?

Preciso fazer os calculos para informar na Nota Fiscal de Saída no campo Sub. Trib. (lembrando que a nota fiscal é eletronica) (Empresa Simples Nacional)

Muuito Grato,
Rodrigo

JUSCELINO MENEZES

Juscelino Menezes

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 12:55

Caro Rodrigo,

Há sim, respostas as suas dúvidas, tentarei te ajudar.

Se a mercadoria comprada já veio com a retenção do ICMS de ST não haverá nada mais a recolher, só que os produtos sujeitos a ST nem sempre vem retido, pois a retenção é de acordo com os protocolos firmados entre os Estados, sendo assim, vc deverá consultar a tabela de produtos sujeitos a ST e verificar os protocolos/convênios firmados entre os Estados, nos quais a retenção advem desse acordo, fora isso o produto que esta sujeito ao ST ao entrar no seu Estado deverá ser recolhido a ST pela empresa adquirente.

Agora no seu caso de emissão de notas fiscais, é necessário averiguar a atividade da empresa entre outros casos(se é de produto que já foi feito o pagamento da ST) porém se vc for comércio varejista,não há de informar nenhuma ST.

Espero ter ajudado um pouco.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies