Daniel Bertelli Gozzoli
Bronze DIVISÃO 3 , Sócio(a) ProprietárioEmpresa ( sociedade jurídica limitada ) optante pelo simples com o CNAE 47.42-3-00 ( comércio varejista de material elétrico ) tendo sua matriz no Estado de São Paulo ( não tem filial ), compra mercadorias com NCM 85444900 e 74130000 para revenda de fornecedores localizados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
Os fornecedores situados nos Estados de São Paulo e Minas Gerais possuem o mesmo CNAE ( 27.33-3-00 fabricação de fios e condutores elétricos isolados ) já o fornecedor do estado do Espírito Santo tem o CNAE 46.73-7-00 ( comércio atacadista de material elétrico ).
Os fornecedores dos Estados de São Paulo e Minas Gerais utilizam o CFOP 5401 e 6401, respectivamente em suas notas fiscais de venda de produção do estabelecimento por substituição tributária e destacam em suas notas fiscais a base de cálculo de ICMS de Substituição Tributária e o valor do ICMS de Substituição Tributária. Já o fornecedor do Estado do Espírito Santo emite sua nota fiscal com o CFOP 6102 não destaca base de cálculo de ICMS de Substituição Tributária nem o valor do ICMS de Substituição Tributária, mas destaca base de cálculo de ICMS e o valor do ICMS.
Dúvidas:
1) Como a empresa adquirente da mercadoria comprada do fornecedor Espírito Santo deve tratar o ICMS na entrada ?
2) Qual a fundamentação legal para a empresa do Estado do Espírito Santo não tributar através de substituição tributária a mercadoria com o mesmo NCM que os fornecedores dos Estados São Paulo e Minas Gerais tributam por ST e sim tributar por ICMS "normal" ?
3) Como a empresa adquirente com matriz no Estado de São Paulo deve tributar suas vendas quando realizadas para:
(a) construtoras;
(b) condomínios;
(c) consumidores finais;
(d) poder público federal, estadual e municipal. obs.: empresa participará de licitações;
(e) lojas de material de construção ou elétrica que irão revender para consumidores finais;
(f) considerar para os itens anteriores operações estaduais e interestaduais, bem como vendas pela internet.
4) Como fica a DIFAL para a empresa adquirente com matriz no Estado de São Paulo?
Antecipadamente grato pela interação