Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 301

Fatura de Locação

Afonso Oliveira

Afonso Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 25 maio 2022 | 14:27

Boa tarde, em relação a Fatura de Locação, pelo que entendi a empresa que faz locação não precisa emitir nota fiscal, somente uma fatura pois não é devido ISS e nem ICMS, estou correto?

Outra duvida é com relação ao transporte dos equipamentos, pode acompanhar somente a fatura? Pois a empresa não possui inscrição estadual para que consiga emitir nota fiscal de transporte.

Desde já obrigado.

Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 25 maio 2022 | 15:40

Boa tarde,

Correto, se a empresa de fato, só realiza operações de locação de equipamentos e não tem IE, o documento fiscal que acoberta sua operação é a fatura.

Se a locação é feita para um contribuinte do ICMS, cabe a este emitir nota de entrada para recepcionar os produtos na empresa, conforme dispõe o art. 54, inciso I do Convênio S/Nº de 1970.  Porém, o transporte é acompanhado da fatura de locação + a NFSE ou o DACTE conforme o trajeto.

Atte.,

Quem estuda, e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.
(Provérbio)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.