x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.367

Emissão de NF de entrada a partir de compras efetuadas com o CPF e sem NF

Matheus

Matheus

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 22 junho 2022 | 21:59

Olá a todos, como vão?
Gostariam que me ajudassem a sanar uma dúvida.

Um MEI consegue emitir notas fiscais para seus clientes, de produtos que foram adquiridos através do CPF do proprietário e quem não possuem NF?
Exemplo: O proprietário de uma empresa (MEI) comprou produtos usando seu CPF, e esses produtos não acompanhavam nota fiscal, o proprietário por sua vez deseja revender esses produtos em sua empresa (MEI), mas para isso ele precisa emitir nota fiscal.
Existe a possibilidade de vender esses produtos de forma legal? Como proceder? Ele poderia emitir a nota fiscal de entrada?

Agradeço pelas respostas, tenham um excelente dia!

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 27 junho 2022 | 20:16

Boa Noite,

MEI não é obrigatório emitir NF desde que o cliente exija.
Em relação a comprar por fornecedor pessoa física ( CPF) não é o correto, pois as compras devem ser controladas gerencialmente por fornecedores PJ , caso a empresa desenquadre para SN no futuro.
Para revender por ter comprado sem NF por ser MEi no momento não há problema.

At. te 

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Matheus

Matheus

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 29 junho 2022 | 17:34

Boa noite Telma, tudo certo?
Muito obrigado por sua resposta.

Compreendi que o MEI não é obrigado a emitir NF a menos que o cliente exija e que não teria problema revender os produtos nesse momento.
Porém, minha tenho outra dúvida sobre esse caso, esse colega realiza a importação de alguns produtos através do seu próprio CPF, e quando esses produtos chegam para ele, não possui NF, apenas o Invoice. Ele gostaria de saber se ele consegue revender esses produtos de forma legal, isto é, emitir nota fiscal de entrada dos produtos no seu CNPJ, e respectivamente de saída, quando lhe solicitado.

A preocupação em relação a possibilidade de emitir essas NF se indaga pelo fato de ser necessário para realizar contrato com os correios e envio para fora do Estado.

Muitíssimo obrigado.
Att. Matheus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade