Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.252

Emissão de NF de entrada a partir de compras efetuadas com o CPF e sem NF

Matheus

Matheus

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 22 junho 2022 | 21:59

Olá a todos, como vão?
Gostariam que me ajudassem a sanar uma dúvida.

Um MEI consegue emitir notas fiscais para seus clientes, de produtos que foram adquiridos através do CPF do proprietário e quem não possuem NF?
Exemplo: O proprietário de uma empresa (MEI) comprou produtos usando seu CPF, e esses produtos não acompanhavam nota fiscal, o proprietário por sua vez deseja revender esses produtos em sua empresa (MEI), mas para isso ele precisa emitir nota fiscal.
Existe a possibilidade de vender esses produtos de forma legal? Como proceder? Ele poderia emitir a nota fiscal de entrada?

Agradeço pelas respostas, tenham um excelente dia!

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 27 junho 2022 | 20:16

Boa Noite,

MEI não é obrigatório emitir NF desde que o cliente exija.
Em relação a comprar por fornecedor pessoa física ( CPF) não é o correto, pois as compras devem ser controladas gerencialmente por fornecedores PJ , caso a empresa desenquadre para SN no futuro.
Para revender por ter comprado sem NF por ser MEi no momento não há problema.

At. te 

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Matheus

Matheus

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 29 junho 2022 | 17:34

Boa noite Telma, tudo certo?
Muito obrigado por sua resposta.

Compreendi que o MEI não é obrigado a emitir NF a menos que o cliente exija e que não teria problema revender os produtos nesse momento.
Porém, minha tenho outra dúvida sobre esse caso, esse colega realiza a importação de alguns produtos através do seu próprio CPF, e quando esses produtos chegam para ele, não possui NF, apenas o Invoice. Ele gostaria de saber se ele consegue revender esses produtos de forma legal, isto é, emitir nota fiscal de entrada dos produtos no seu CNPJ, e respectivamente de saída, quando lhe solicitado.

A preocupação em relação a possibilidade de emitir essas NF se indaga pelo fato de ser necessário para realizar contrato com os correios e envio para fora do Estado.


Muitíssimo obrigado.
Att. Matheus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.