Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.250

Nota Fiscal empresa encerrada

Patricia

Patricia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Sexta-Feira | 24 junho 2022 | 08:22

Olá a todos, uma empresa cujo CNPJ foi baixado e consta em todos os órgãos esse encerramento, acontece que emitiram uma nota fiscal em seu nome de compra, olhei e realmente o site tinha autorizado a nota, minha dúvida é o que devo fazer, tendo em vista que a minha preocupação é se caso surgir outras empresas que forem fazer a nota e conseguirem mesmo a empresa baixada.
Uma observação eles na hora de emitir a nota fiscal não colocaram a inscrição estadual da empresa e eu acho que por isso conseguiram fazer.
Obrigada pela atenção

SARA MENDONÇA

Sara Mendonça

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 27 junho 2022 | 11:09

Bom dia, Patrícia!
Infelizmente tem emissores que realmente aceitam emitir o documento fiscal consultando apenas a IE do contribuinte, e caso não coloquem a Inscrição a NF é emitida sem qualquer bloqueio.
Como não temos como controlar tal situação, o que sugiro é fazer o manifesto dessas notas fiscais, informando que a empresa já foi baixada e que não há como realizar tais operações de compras.
Ao meu entendimento é a única forma de resguardar a empresa, caso tenha algum problema no futuro.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.