x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 427

PIS e COFINS pagos a maior

Vinícius

Vinícius

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 11 agosto 2022 | 11:04

Amigos, vocês sabem me informar quais são os documentos em que eu identifico o pagamento a maior dos tributos PIS e COFINS? Sou leigo no assunto e meu pai também, não sei a quem recorrer. Obrigado.

Renan Correa Videira

Renan Correa Videira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 11 agosto 2022 | 11:24

Bom dia Vinicius, seja um pouco mais especifico neste caso...do jeito que elaborou o post nao conseguimos muito te ajudar.

Caso precisa de uma ajuda especializada no caso, uma auditoria tributaria (hoje em dia a grande maioria dos escritórios contabeis possuem uma) pode fazer este levantamento para voce, caso identificado o pagamento a maior ou indevido eles irão cobrar uma % em cima do valor restituido.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 11 agosto 2022 | 11:26

Vinicius

não entendi bem a sua pergunta   Mas..

o fato gerador do PIS/COFINS  são as emissões  de notas de vendas  ou de serviços prestados

as notas de vendas   são   
modelo 1 (  talvez alguns estado ainda tenha )
modelo  55   ( grande   - antiga modelo 1)
modelo  65  -  de consumidor final

nas notas de vendas,    em cada uma tem os itens dos produtos vendidos
detalhando cada 1 a sua tributação do pis-cofins

é nesses itens que talvez tenham feito a tributação normal,.  mas  quando o correto seria não ter
originado PIS/COFINS   recolhido a maior

no mais, espero ter  tirado a sua dúvida

Márlus

Vinícius

Vinícius

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 11 agosto 2022 | 22:44

Oi, Marlus. Meu pai é comerciante de bar e ele vende muitos produtos de tributação monofásica, principalmente bebidas frias, por isso, eu gostaria de saber se ele paga o pis e a cofins desses produtos, porque soube que os varejistas são isentos do pagamento de pis e cofins dessas mercadorias, nao é mesmo? Por isso, eu gostaria de saber quais sao os documentos em que eu vejo se ele paga, de fato, esses dois tributos… pra eu pedir a restituição desses créditos. essa é a minha maior dúvida. Ficaria feliz com a resposta. Obrigado!

Vinícius

Vinícius

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 12 agosto 2022 | 13:04

Oi, Marlus. Boa tarde. O levantamento é feito com base nas notas fiscais emitidas? Se sim, acabei de ver que, na nota fiscal emitida pelo meu pai… na venda de uma cerveja, por exemplo,  ha a descrição sim da incidência de tributo federal.  O fato de haver a descrição desse tributo federal na nota fiscal emitida pelo bar do meu pai significa que é o meu pai quem recolhe o pis e a cofins da cerveja? ou significa que é o fornecedor quem recolhe? Caso signifique que é o meu pai quem recolhe, eu já consigo saber que ele recolhe indevidamente o pis e a cofins das bebidas frias. E é isso que eu gostaria de comprovar… pra pedir a restituição do credito desses tributos, pq ele vende a varejo essas bebidas frias, que ja tem o seu tributo recolhido pelo fabricante. Ficaria mt feliz com a resposta. Obrigado 

karine  souza

Karine Souza

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 1 ano Terça-Feira | 16 agosto 2022 | 11:40

Vinícius bom dia!!

exatamente como vc pontuou, neste caso seu pai está pagando indevidamente, verifique como está sendo efetuada as saídas, pode verificar como está o cadastro do produto dentro do sistema, verificando o erro precisa-se fazer as alterações de cadastro. Após isso solicitar ao sistema que emita um relatório dos produtos monofásicos e enviar a contabilidade para fazer as retificações de PGDAS (se for simples) ou EFD Contribuições e DCTF (se for conta corrente/normal)

          Karine Costa                
       Analista Fiscal
Bacharela em Ciências Contábeis
Especialista em Auditoria e Controladoria
Especialista em Gestão tributária

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.