Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 419

ICMS TRANSPORTE

Elismar Pereira Magalhães

Elismar Pereira Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 18 agosto 2022 | 15:22

Boa tarde
Tenho uma empresa no Lucro Presumido que efetua TRANSPORTE DE CARGAS (Leite e Derivados) de um município para outro município em Minas Gerais e a mesma emite DACTE  para acobertar o transporte. 
Qual seria a alíquota de ICMS/MG que o mesmo iria pagar sobre o valor do frete, se teria alguma redução ou isenção do mesmo.
grato
Elismar

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 1 ano Sexta-Feira | 2 setembro 2022 | 15:24

O seu caso é serviço de transporte dentro do Estado de MG, observe se está enquadrado na isenção do item 144, parte 1, anexo I, RICMS/MG (veja grifo):

"144. Prestação interna de serviço de transporte rodoviário intermunicipal de cargas que tenha como tomador do serviço contribuinte do imposto inscrito no cadastro de contribuintes deste Estado.
144.1. A isenção prevista neste item não se aplica às prestações tomadas por contribuinte optante pelo regime do Simples Nacional".

A isenção do ICMS de que trata o item 144 da Parte 1 do Anexo I do RICMS/02 alcança a prestação interna de serviço de transporte rodoviário intermunicipal de cargas que tenha como tomador do serviço contribuinte do imposto inscrito no Cadastro de Contribuintes de MG (exceto optante pelo simples nacional) .

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.