x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 13

acessos 2.652

Ajuda Substituição Tributaria

ELISANGELA BARROS

Elisangela Barros

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 17:51

Pessoal sou nova na área e estou cuidando da empresa do meu esposo, ele possui um comercio varejista optante pelo simples, gostaria de saber como funciona substituição tributaria, sei que empresas optante pelo simples não pode se creditar da substituição,porém gostaria de saber como funciona os cálculos, a contabilidade que cuidava da empresa dele separava as vendas por com e sem substituição, sendo que ele utiliza nf modelo 2, pelo o que analisei ele fazia essa separação somente para o Fisco, por favor me ajudem pq. estou perdida, andei lendo algumas coisas sobre substituição, só que estou com muitas duvidas.

Elisangela Barros
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 18:56

Boa noite, Elisângela

Acompanhando suas postagens compreendo que você e seu esposo estão passando por uma turbulência advinda da troca de contabilista, porém, também percebi que lhe falta experiência em várias áreas.

Visto que o Fórum Contábeis não é uma "tábua de salvação", e sim, somente um site público (e não oficial, apesar de toda a seriedade) destinado à troca de experiências profissionais, humildemente lhe aconselho a contratar com urgência um contabilista licenciado pelo CRC e também reconhecidamente honesto e experiente para que vocês se livrem de qualquer tipo de prejuízos, inclusive pecuniários.

É claro que ninguém por aqui se negará a esclarecê-la sobre certos aspectos, todavia, convenhamos que há um enorme abismo entre "trocar idéias e aspectos" e "ensinar a fazer os serviços completos".

Pondere...

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
ELISANGELA BARROS

Elisangela Barros

há 14 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 20:01

Agradeço por sua resposta, e apesar de pouca experiência, posso te dizer que estou me virando bem, e preciso começar de alguma forma, e não irei me abalar com esses comentários. Estou tendo muita cautela e responsabilidade com que estou fazendo, apesar de vc achar que não. Sou uma profissional devidamente habilitada pelo CRC, trabalho na área há um bom tempo, porém nunca trabalhei com o simples, onde estou tendo dificuldade. Possuo ajuda de colegas Contabilista habilitado e com uma vasta experiência na área. Estava postando minhas duvidas, acreditando que seria para isso que o portal servia, porém não deixando nunca de confirmar as informações, com esses profissionais que citei, como vejo que venho -lhe aborrecendo com minhas perguntas, deixo de fazer minhas postagens e participar deste portal, e repito, acreditava na credibilidade e que seria para isso a finalidade do portal, até por observar outras postagens, e não espero jamais que ninguém me ensine nada, porque isso hoje em dia é uma coisa impossível, e acredito ter condições de obter conhecimentos com colegas da área e no Google, onde já aprendi mais do que vc pensa, para que possa de alguma forma poder conhecer melhor o Simples, já que sempre trabalhei com o Lucro real, de qualquer forma agradeço.

Elisangela Barros
Altino Eliezer Gonçalves

Altino Eliezer Gonçalves

Prata DIVISÃO 2 , Gerente
há 14 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 22:00

Vamos ver se eu posso lhe ajudar.

Substituição Tributária consiste em concentrar no fabricante o recolhimento do ICMS das etapas seguintes.Ex: Industriva vende para Distribuidora, a Distribuidora vende para um Comercio e este para o Cliente Final. A finalidade da substituição é recolher o ICMS de todas as etapas subsequentes no fabricante para evitar sonegação e facilitar a fiscalização.

Cálculo:

(((Valor do produto + frete + seguro + outras despesas por exemplo IPI)+margem agregada)x alíquota interna)-icms destacado.

Os valores da margem agregada são definidos pelos estados.

Venda:

Deve-se separar o que ja foi pago o ICMS-ST, pois essas vendas não terão o ICMS no momento do cálculo do DAS. Exemplo: Comércio tem alíquota inicial de 4% do Simples e inclui 1,25%. Quando você separa no momento da geração da guia você não irá pagar esse 1,25% pois o mesmo já foi recolhido por ocasião da entrada.

Você pode colocar as 2 operações na mesma nota apenas separando por CFOP - 5102(venda normal) e 5405(venda de produtos com ICMS-ST já recolhido)

Espero ter ajudado um pouco, coloque as suas duvidas que iremos tentar lhe ajudar.

Abraço

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 10:01

Bom dia, Elisângela

Considerando que é impressionante a maneira arrogante que você repudiou um simples comentário realista de um profissional com 20 anos de experiência (meu conselho logo acima) aproveito esta oportunidade para provar que suas afirmações são improcedentes:

não irei me abalar com esses comentários

Não quis a abalar, e sim apenas alertá-la da seriedade que tal fato envolve; isto nunca pode ser classificado como intento de abalar, espezinhar ou qualquer outra expressão congênere.

Estou tendo muita cautela e responsabilidade com que estou fazendo, apesar de vc achar que não

Quando, onde e como eu cheguei a dizer que você é incauta e irresponsável? Antes de acusar-me de algo, comprove.

como vejo que venho -lhe aborrecendo com minhas perguntas, deixo de fazer minhas postagens e participar deste portal, e repito, acreditava na credibilidade e que seria para isso a finalidade do portal

Sua visão está bem prejudicada e muito distorcida; novamente lhe sugiro indicar onde eu disse estar "aborrecido" com suas perguntas, pois como sou sério e criterioso não admito que me sejam atribuídas palavras que não proferi. Inclusive já respondi uma dúvida sua (clique aqui) e também corrigi os seus lançamentos contábeis de profissional que sempre trabalhou com lucro real (clique aqui).

Sobre continuar a fazer perguntas ou frequentar o Fórum Contábeis ou não, o arbítrio é seu, pois este portal sempre estará aberto a todos os interessados, e conforme for sua opção, desejo-lhe sucesso com o google e também vasta solicitude dos profissionais experientes de seu meio.

Sobre a "credibilidade", como este portal já tem seus conceitos formados, conclui-se que sua opinião com base em orgulho ferido deve ser protelada, cabendo-me salientar que de modo incontestável a viga-mestra do Fórum Contábeis é disseminar informações confiáveis àqueles que estiverem aptos a absorver o conteúdo.

Moral da história:
Só é possível ajudar aqueles que admitirem que necessitam de ajuda, porque em caso contrário será em vão todo o esforço despendido por aqueles que quiserem dar sua contribuição espontânea

Prof. Ricardo
Contador
ELISANGELA BARROS

Elisangela Barros

há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 14:13

Só gostaria de saber, qual a finalidade para todos esses comentários, se vc me ajudou obrigada, eu comecei a participar desse fórum pq. preciso de ajuda de outros profissionais, que por sinal, estou tendo, é só isso.

Elisangela Barros
Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2 , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 14:50

Com licença Ricardo,

Concordo com voce quando diz:

Só é possível ajudar aqueles que admitirem que necessitam de ajuda, porque em caso contrário será em vão todo o esforço despendido por aqueles que quiserem dar sua contribuição espontânea

É gratificante poder ajudar alguem quando nos é possivel mas por outro lado, é frustrante verificar que a pessoa não se dá ao trabalho de nem ao menos agradecer pela ajuda.

Obrigada!

Motivo da edição:
Correção de erros de catamilhografia.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 17:42

Boa tarde, Altino Eliezer Gonçalves

Pessoal vamos acalmar os ânimos, as vezes não estamos em um bom dia. Bola pra frente galera...

Meu ânimo está sóbrio e meu dia está perfeito; apenas exerci meu direito de replicar certas conclusões equivocadas e defender minha opinião imparcial.

Obrigado pela observação

Prof. Ricardo
Contador
Clóvis Antonio da Costa

Clóvis Antonio da Costa

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 19 junho 2010 | 11:37

Bom dia Enides Trevisan!!!

Obrigado por ter respondido! Ajudou muito, pois não tenho experiência em escrita fiscal e quando tento seguir as CATs acabo me confundindo, pois uma CAT altera parte de um assunto e a gente acaba tendo que fazer montagens para entender o assunto.

sds
Clóvis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade