x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.570

Lançamento extemporâneo de NF Saída

Carolina

Carolina

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 1 ano Sexta-Feira | 6 janeiro 2023 | 09:43

Bom dia.

Em novembro de 2022 nós deixamos de escriturar uma nota de venda com débito do ICMS e na Guia da Escrituração da ECF tem o seguinte tópico:

"Escrituração extemporânea de documentos – Os documentos que deveriam ter sido escriturados em períodos anteriores ao informado devem ser registrados na EFD-ICMS/IPI com COD_SIT igual a 1, 3 ou 7. Nestes casos, a data de emissão e a data de entrada ou saída não devem pertencer ao período da escrituração informado no registro 0000. Observe-se que, quando se tratar de documento fiscal de saída de produtos ou prestação de serviços, os valores de impostos não serão totalizados no período da EFD-ICMS/IPI, devendo os tributos ser recolhidos com os acréscimos legais cabíveis. Para documentos fiscais de entrada, os créditos serão considerados normalmente na apuração. Verificar a legislação de cada UF, quanto à escrituração destes documentos"

Mas não encontrei em nenhum lugar na Legislação do estado de SP que trata desse assunto para notas de saída com débito do imposto. Alguém saberia me informar se eu posso tratar esse caso como lançamento extemporâneo? 

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 6 janeiro 2023 | 11:12

Acredito que o modo mais fácil é a retificação do EFD e o recolhimento da diferença acrescido de juros e multa.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.