Felipe
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a) EmpresasBoa noite caros especialistas, gostaria de contar com as experiências e sabedoria dos srs. sobre um assunto que ainda é pouco difundido no mercado da tecnologia.
Lendo sobre os termos de uso de uma empresa de hospedagem de sites na qual fornece esse serviço, a mesma informa o seguinte:
Pelo entendido apenas será fornecida uma fatura ou como empresas do exterior (invoice).
Fica a minha dúvida, em que tipo de situação fiscal se enquadra essa questão acima?
A empresa exemplo YYYY nessa firmação está isenta de emitir nota fiscal, sendo o "serviço" de origem no exterior mas fornecido a empresas e cidadãos brasileiros?
O que gostaria de entender além da pergunta acima:
1 - Por fornecer o serviço a um brasileiro ou empresa brasileira, uma empresa do exterior é obrigada a emitir nota fiscal no país?
2 - Se no item 2 o serviço é pago em dólares no cartão de crédito, incide a conversão, com custo de IOF e Spread do banco emissor.
3 - As duas citações anteriores exigem a necessidade de emissão de nota fiscal?
4 - Se possivelmente não é exigida uma nota fiscal por contratar um serviço dessa natureza (se é que é considerado serviço e parece mais locação virtual), no caso, se o pagamento é feito em moeda local (que será convertida e paga em moeda estrangeira para o fornecedor), também é obrigatório a emissão da nota fiscal pela empresa YYYY?