x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 453

Posso faturar para um destino diferente do comprador? segundo a legislação do estado de Pernambuco?

HÉLLESE A. BARROS

Héllese A. Barros

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 17 agosto 2023 | 00:02

Tentarei resumir a operação de forma objetiva logo abaixo:

1) Minhas empresa revende Pneus 
2) Pedi ao forncedor que "FATURASSE" a NF para o endereço conforme consta em meu CNPJo qual fica na cidade de Buique-PE
3) Pedi que a "ENTREGA" fosse em outro destino, que seria a Cidade de Belo Jardim-PE

DÚVIDA:
Alguém saberia informa se tem alguma base legal para esse tema na legislação de Pernambuco?
Validando essa minha necessidade?

pois conforme o link abaixo, retirado do site ECONET, em regra geral, esta operação é prevista no Convênio ICMS S/N de 1970 e hoje a NF-e possui campo para indicação de endereço de entrega em local diverso do adquirente.

MATERIA ECONET falando sobre o tema
"Entrega em endereço diverso ao do destinatário"



DESDE JÁ AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE A QUEM PUDER AJUDAR!

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 21 agosto 2023 | 08:19

Bom Dia,
Pode. por que é no mesmo Estado, é proibido em Estados diferentes devido às legislações diferentes e alíquotas de ICMS diferentes.

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Misael Almeida

Misael Almeida

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Fiscal
há 1 ano Terça-Feira | 7 novembro 2023 | 19:07

Boa noite, Héllese.

Essa questão tem sido muito debatida e nunca se chega a um veredito, mesmo a Legislação sendo clara sobre essa questão.

Sobre Convênio ICMS S/N de 1970, o § 28 diz:
Tratando-se de destinatário não contribuinte do imposto, a entrega da mercadoria em local situado na mesma unidade federada de destino poderá ser efetuada em qualquer de seus domicílios ou em domicílio de outra pessoa, desde que esta também não seja contribuinte do imposto e o local da efetiva entrega esteja expressamente indicado no documento fiscal relativo à operação.

Em nenhum momento é falado que é permitido em todas as outras operações, foi por isso que o Órgão competente criou a operação VENDA À ORDEM e INDUSTRIALIZAÇÃO POR CONTA E ORDEM.

Em São Paulo, algumas Empresas, com respaldo do seu Departamento Fiscal, vem emitindo as Notas Fiscais e solicitando que seja entregue em Endereço diverso do Destinatário erroneamente, mesmo o Artigo 125, § 4º, § 7º, do RICMS/SP dispondo da situações específicas.

Segue:

Artigo 125 - O contribuinte, excetuado o produtor, emitirá Nota Fiscal (Lei 6.374/89, art. 67, §§ 1º e 3º, e Convênio de 15-12-70 - SINIEF, arts. 6°, I, e 20, IV, na redação do Ajuste SINIEF-3/94, cláusulas primeira, III, e segunda, III; art. 7º, § 3º, na redação do Ajuste SINIEF-4/87, cláusula primeira, e art. 18, com alteração do Ajuste SINIEF-3/94, cláusula segunda, II, arts. 20 e 21, I e V, e § 1º):

§ 4º - A entrega de mercadoria remetida a contribuinte deste Estado poderá ser feita em outro estabelecimento pertencente ao mesmo adquirente, quando, cumulativamente:
1 - ambos os estabelecimentos do adquirente estiverem situados neste Estado;2 - constarem no documento fiscal emitido pelo remetente os endereços e os números de inscrição de ambos os estabelecimentos do adquirente, bem como a indicação expressa do local da entrega da mercadoria.

§ 7º - Tratando-se de destinatário não contribuinte do imposto, a entrega da mercadoria poderá ser efetuada em qualquer de seus domicílios ou em domicílio de outra pessoa, desde que esta também seja não contribuinte do imposto e o local da entrega esteja expressamente indicado no documento fiscal relativo à operação. (Acrescentado o parágrafo pelo Decreto 54.735, de 02-09-2009; DOE 03-09-2009)

1 – nas operações interestaduais, o local de entrega deverá estar situado na mesma unidade federada de destino;
2 – o disposto neste parágrafo não se aplica à mercadoria cuja entrega seja destinada a não contribuinte do imposto situado ou domiciliado no Estado do Mato Grosso.

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 24806/2021, de 30 de dezembro de 2021

Como sou de SP, a Legislação acima compreende meu Estado, mas acredito que no seu não seja muito diferente.

Espero ter ajudado, mesmo a pergunta ser de alguns meses atrás.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade