Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 79

IPTU DE ALUGUEL

Irlene Pereira da Silva

Irlene Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Gerente Financeiro
há 1 ano Segunda-Feira | 23 outubro 2023 | 16:30

Boa tarde, gostaria de saber qual é o ano base do IPTU do ano de 2023?  Estava morando de aluguel  e sair em 06-10-2023 ; o último aluguel que paguei foi em 06-09-2023 porque por direito tinha um mês de carencia. No meu entendimento o IPTU é do ano vigente portanto o correto seria eu  pegar o valor integral do IPTU dividir em 12 meses e pagar proporcionalmene até setembro .

IPTU TOTAL = 680,94  diviidido por 12 meses 56,97 
PAGUEI  NO TOTAL = 569,70 
REFERENTE ATÉ 3O DE SETEMBRO = 56,97 X 09 = 510,70
MESMO SAINDO DIA 06 DE OUTUBRO PAGUEI O MES TODO  56,97 X 10 MESES = 569,70

O PROPRIETÁRIO AGORA ESTÁ ME COBRANDO A ÚLTIMA PARCELA, MESMO EU SAINDO DOIS  MESES ANTES DE ACABAR O ANO DE 2023; E O IPTU QUE EU ESTAVA PAGANDO ERA DESSE ANO CORRENTE. PODERIAM ME INFOMAR SE MEU ENTENDIMENTO ESTÁ CORRETO OU ERRADO?

Juliano Ferreira

Juliano Ferreira

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 1 ano Terça-Feira | 24 outubro 2023 | 10:31

Bom dia,
Como consta no contrato essa parte em específico? Ou não tem contrato?

Lei do Inquilinato
Eu acho que você está certa, aliás, creio até que você pagou mais que a proporcionalidade demandou sem usufruir do imóvel.

Alternativas:
1 - Pagar o valor restante do IPTU, procurar um advogado e montar um processo contra o locatário juntando todas as provas de que você pagou um valor de IPTU que não devia;
2 - Pagar o valor restante do IPTU e deixar quieto. Vida que segue;
3 - Não pagar o restante do IPTU e correr o risco de você ser cobrada extra judicialmente ou judicialmente.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade