x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 213

ICMS ST (fornecedor Simples nacional)

Laila Silvinha

Laila Silvinha

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 19 abril 2024 | 10:09

Bom dia colegas! Me ajudem, estou com um cliente (Goias) que vendeu umas mercadorias (autopeças) para o estado MT, a empresa destinataria está cobrando o ICMS ST. Mas o ICMS ST não seria so para industrias e/ou distribuidor? Meu cliente vendeu a varejo. Estou errada?

Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Sistemas
há 1 ano Sexta-Feira | 19 abril 2024 | 11:21

Ao vender para outra UF a um contribuinte de ICMS, começa uma nova cadeia tributária para produtos que tenham ST por protocolo.

E obrigação pagaro   ST para a UF de destino e pagar a GNRE

https://blog.bling.com.br/cfop-6404/

Qual a diferença entre CFOP 6403 e 6404?

O CFOP 6403 é usado nas operações de venda interestadual que se encaixam no esquema de substituição tributária, na qual o contribuinte que vende atua como contribuinte substituto na operação. Já o CFOP 6404 é aplicado nos registros de saída de vendas interestaduais, quando o produto já reteve ICMS ST anteriormente.

A diferença principal é que, nas vendas classificadas com o código 6403, a operação anterior não estava enquadrada no regime de  substituição tributária, portanto, recolheu ICMS ST por parte do contribuinte substituto. Assim, na venda, o contribuinte que não foi  substituído exerce o papel de substituto.Isso significa que, se o estado no qual a mercadoria será vendida participar do protocolo ou convênio que obriga a retenção antecipada do ICMS, o código CFOP 6403 é aplicado, indicando que foi uma venda de “mercadoria adquirida ou recebida de terceiros sujeita ao regime de
substituição tributária, na condição de contribuinte substituto”.

Laila Silvinha

Laila Silvinha

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 22 abril 2024 | 09:50

No caso se um fornecedor (comercio varejista) vende para um destinatario em outro estado (tambem comercio varejista), mesmo assim incide ICMS ST??? Pq a funcão do ICMS ST é o recolhimento por parte do substituto (industria ou distribuidor), nao seria não???

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade