x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 130

Acompanhar a legislação

Felipe

Felipe

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 1 ano Quarta-Feira | 8 maio 2024 | 15:13

Caros, sou novo no setor fiscal e tenho bastante dificuldade em relação a legislação. Gostaria de dicas sobre como acompanhar, por exemplo sobre a (ADI) nº 5.464 que suspendeu a cobrança do Difal para não contribuinte quando o remetente for optante pelo Simples, mas deve-se olhar a legislação do estado sobre tal assunto... é ai que fica complicado kk. Poderiam me esclarecer?

Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 1 ano Quarta-Feira | 8 maio 2024 | 15:48

Olá, colega!

A maneira mais eficiente é sendo assinante de algum site de consultoria contábil, como IOB, Econet, Cenofisco etc,,,
Esses sites sempre tem uma aba com noticias e atualizações diárias de legislação, além de centralizarem toda legislação em lugar só, o que facilita muito a pesquisa. Na minha opinião a Econet é sem duvidas a melhor e com melhor custo beneficio nesse sentido, e sempre tem alguém aqui no fórum querendo dividir assinatura caso queira.

Essas ferramentas ajudam muito a encontrar a legislação, mas depois disso é ler (e muito) para estar com conhecimento em dia, pois o arcabouço tributário brasileiro é extremamente complexo e extenso além de se modificar constantemente.

Cordialmente,

Alisson F. Machado
Consultor Tributário
CRC/PR: 082254/O
email:  [email protected]
Mateus de Vargas Fagundes

Mateus de Vargas Fagundes

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 8 maio 2024 | 16:07

Não tem segredo. Você precisa primeiro saber o que está valendo até o momento com algum curso atualizado, e depois ler periodicamente notícias de atualização diárias (consultorias, revistas contábeis-fiscais, órgãos, etc.).