x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 4.635

DEVOLUÇÃO DE OPTANTE PELO SIMPLES

rafael rodrigues melo

Rafael Rodrigues Melo

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 47 semanas Quarta-Feira | 29 maio 2024 | 15:16

Ola, 
Trabalho em uma fabrica textil "não optante pelo simples nacional" , a qual emitimos nota fiscal de venda para revendedores, em uma determinada operação, o cliente emite uma nota fiscal de devolução parcial, sendo ele "Optante pelo simples nacional", em meu sistema para entrada dessa nota  fiscal de devolução, devera ser feito com entrada propria? emitindo assim uma nova nova fiscal de devolução de venda? 
Qual seria a operação correta, Entrada de devolução propria, ou entrada de devolução com a nota do cliente? 

Adriano

Adriano

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 47 semanas Sexta-Feira | 31 maio 2024 | 08:44

Caro Rafael, 

Sendo sua empresa do Regime Normal, na emissão de nota de venda é feito o destaque do ICMS. Como o seu cliente é do Simples Nacional e Contribuinte do ICMS, ele deve emitir a nota de devolução de compra, destacando o ICMS na nota. Nesse caso o seu cliente Simples Nacional deve usar o CFOP 5202/6202, CSOSN 900. Informando o CSOSN 900 ele consegue informar a alíquota do ICMS na nota para que seja feito a utilização desse crédito na entrada dessa devolução no seu estoque.

Espero ter ajudado

MARCIA

Marcia

Iniciante DIVISÃO 2 , Agente Compras
há 39 semanas Quinta-Feira | 25 julho 2024 | 12:52

Boa tarde

Preciso emitir uma nota fiscal de devolução, mas o emissor gratuito do SEBRAE está apresentando erro.
Podem recomendar um outro emissor gratuito para que eu possa utilizar?

Trabalho numa empresa enquadrada no Simples Nacional e a empresa para qual farei a devolução é Lucro Real. Sendo assim, recebi a mercadoria com destaque de ICMS.

Obrigada

Márcia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade