x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.586

Emissão e guarda de livros.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 19 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2004 | 13:40

Me formei a pouco e sou responsável pela contabilidade de uma empresa regida pelo lucro presumido, assim eu pergunto: Quais os livros que tenho por obrigatoriedade fiscal ter impressos, para atender a uma fiscalização federal, tenho em vista este regime de tributação.

Aguardo respostas, atenciosamente, Manoe teixeira.

Claudio Teles

Claudio Teles

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 19 anos Domingo | 31 outubro 2004 | 20:47

Caro Manoel,

Segundo a Lei do imposto de renda, as empresas do lucro presumido podem se valer do livro caixa para demonstrar as suas operações, mas caso queira, você pode adotar livremente o diário e o razão para a empresa. Não existe obrigatoriedade para a impressão e manutenção de livros fiscais para empresas de lucro presumido. Isso se deve ao fato de que os impostos são apurados com base na receita bruta (faturamento), diferentemente das empresas de lucro real, cujo os impostos são apurados com base no resultado contábil. Daí a obrigatoriedade de manter livros elevantar balancetes mensais para as empresas de lucro real

Qualquer um dos livros que adotar será aceito em caso de fiscalização.

Sucesso para vc!!

Saudações,

Claudio Teles
Salvador - Bahia
@Oculto

----------------------------
> Me formei a pouco e sou responsável pela contabilidade de uma empresa regida pelo lucro presumido, assim eu pergunto: Quais os livros que tenho por obrigatoriedade fiscal ter impressos, para atender a uma fiscalização federal, tenho em vista este regime de tributação.
>
> Aguardo respostas, atenciosamente, Manoe teixeira.
----------------------------

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.