x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 7.105

Ativo imobilizado fabricado pelo próprio usuario

Marleide Soares

Marleide Soares

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 4 agosto 2010 | 14:41

Boa tarde,

Tenho um cliente que compra material,dá entrada como consumo (1.556) e com esse material fabrica o próprio ativo (moldes para fabricação de peças). Utiliza esse ativo por um tempo, e depois geralmente vende esse ativo.

Pergunta: Qual CFOP ela utilizará na Venda? Haverá tributação de ICMS e IPI?

Obrigada

Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 7 agosto 2010 | 09:08

Primeiro, se ele compra materia prima pra fabricar o proprio produto de venda, o cfop correto seria 1101 (compra para indl). o que ele vender, deve usar cfop 5101. o que for usar pra consumo proprio, emitir uma nf com um cfop de transferencia (vc vai ter que ver kal se adequa melhor).
Se vai destacar ICMS, depende do regime: se for simples nacional, não. Se for D/C, sim. dai tem que pesquisar a aliquota diretinho ,pq nao sei te falar. a legislacao de MG é diferente da de SP
Qto ao IPI é só pesquisar no regulamento IPI. mas reitero, se for simples nao precisa destacar.

Marleide Soares

Marleide Soares

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 7 agosto 2010 | 10:33

Obrigada pela resposta, porém, a materia prima que ele comprou foi para fabrica o próprio ATIVO, que são MOLDES que ele utiliza para a fabricação dos produtos.

Agora ele está vendendo esse Molde que já utilizou por algum tempo.

Obrigada

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 7 agosto 2010 | 15:02

Marleide, boa tarde.

Dado a particularidade dessa sua consulta, me atreví a escrever mais com intento de que outros colegas aquí do foro possam compartilhar opiniões a respeito.

No meu entendimento, se o seu cliente compra material para transformar em imobilizado, o CFOP não seria 1.556 e não tendo localizado nenhum CFOP específico para a operação em tela, lançaria 1.949.

Depois de fabricado o imobilizado, sinceramente não sei te dizer como fazer surgir esse novo segmento, já que na contabilidade não poderia surgir o imobilizado do nada.

E depois de solucionadas as dúvidas acima, faria nota fiscal de venda de BENS DO ATIVO IMOBILIZADO.

Sobre os impostos incidentes nessa operação (aquí em Goiás, a venda interna seria isenta de ICMS), sugiro verificar no código tributário do seu estado.

Boa sorte!!!

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade