x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 515

VENDA DE IMOBILIZADO - LUCRO REAL

Visitante não registrado

há 42 semanas Sexta-Feira | 5 julho 2024 | 13:39

Obrigado pela sua pergunta! Que Deus sempre abençoe seu trabalho e ilumine seu caminho.

Na compra de um ativo imobilizado como uma moto elétrica, não há crédito de ICMS, PIS, COFINS. Na venda, há débito de ICMS, PIS, COFINS sobre o valor de venda. Se vendida por valor superior ao custo contábil, haverá IRPJ e CSLL sobre o ganho de capital, conforme Lei 12.973/2014.

Espero que esta resposta tenha esclarecido sua dúvida!

LUCIANO DE OLIVEIRA, ADVOGADO
@dr.luciano.adv instagram
Oculto
  whastapp
219º, 

Mateus de Vargas Fagundes

Mateus de Vargas Fagundes

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 41 semanas Sábado | 6 julho 2024 | 01:40

Eloise Machado Vieira

A compra:

Se for usada no processo industrial, terá direito a crédito de PIS e COFINS, na proporção de 1/48 avos por mês a partir da aquisição, e crédito de ICMS na proporção de cálculo do CIAP (1/48 x SaídasTributadas/SaídasTotais).

Não terá direito a crédito de IPI.

Se for usado fora do processo industrial, não terá direito a nenhum crédito. 

A venda:

Não terá incidência de PIS e COFINS.

O ICMS depende totalmente da legislação estadual: No RS, incide ICMS se vendido antes de 1 ano da aquisição, após isso, é isento; Em SP, é sempre isento se comprovado se tratar realmente de um ativo imobilizado; Em outros estados, existem reduções de alíquota. Enfim, o ICMS é bem variada as regras, pois é uma alíquota estadual. Tem que verificar a legislação do seu estado. 

Terá incidência de IPI se o item for tributável pela TIPI e for vendido antes de 5 anos da aquisição. Nesse caso, é possível se creditar do IPI até o valor limite pago na nota retroativa de aquisição, devido ao princípio da não-cumulatividade.

O IRPJ e o CSLL serão apurados normalmente pelo LALUR incluindo esse ganho/perda de capital nos registros não-operacionais do período junto com as demais receitas/despesas do período evidenciando assim o lucro a ser tributado como em todos os demais períodos. 

Espero ter ajudado. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade