x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 3.039

Emily

Emily

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente
há 33 semanas Quarta-Feira | 4 setembro 2024 | 08:57

Bom dia Pessoal,

Recebi uma nota fiscal de um fornecedor de SP, também estou localizada em SP.

Esse fornecedor é importador, ele mandou a nota fiscal com CST 110 e CFOP 5403, de quem é a responsabilidade de emitir a GUIA ST e efetuar o pagamento?

Quando eu uso a CFOP 5403 ?

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 33 semanas Quarta-Feira | 4 setembro 2024 | 09:07

Emily

a empresa informou esse CFOP justamente pelo fato de ser o importador e RESPONSAVEL  pelo ICM  ST

verifique se na nota por acaso nao está destacado o o ICMS ST

a sua empresa NAO de deve usar o  CFOP 5403 e sim o  o CFOP  5405

CFOP 5403 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituto  

Contribuinte Substituto: é aquele eleito para efetuar a retenção e/ou recolhimento do ICMS; 

Márlus

Misael Almeida

Misael Almeida

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Fiscal
há 33 semanas Quarta-Feira | 4 setembro 2024 | 17:56

Boa tarde, Emily.

Como no seu caso, tanto seu Fornecedor e sua Empresa, estão no Estado de São Paulo, não há que se falar em Guia GNRE referente a SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.

Só existiria essa obrigatoriedade se fosse uma Operação Interestadual, considerando alguns fatores.

Espero ter-lhe ajudado.

Emily

Emily

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente
há 33 semanas Quinta-Feira | 5 setembro 2024 | 08:50

Bom dia,

muito obrigada pela resposta.
Só mais uma dúvida, o Contribuinte Substituto é o meu fornecedor?
Como eu sei dessa informação?

Misael Almeida

Misael Almeida

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Fiscal
há 33 semanas Quinta-Feira | 5 setembro 2024 | 11:12

Bom dia, Marlus.

Eu não falei sobre a questão do ICMS-ST retido na DANFE, mas sobre a Guia GNRE, que ela não é obrigada a Gerar por ser uma Operação Interna.

Emily, Bom dia!
Sim, seu Fornecedor é o Substituto!! Além do CFOP, você pode identificar, sabendo se ele é INDUSTRIA ou equiparado a INDUSTRIA e  se o Produto consta na relação de SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA, mesmo por que, poderá vir o CFOP 5401/6401 Classificam-se neste código as vendas de produtos industrializados ou produzidos pelo próprio estabelecimento em operações com produtos sujeitos ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituto.

Espero ter-lhe ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade