x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 97

DCTF Inativa quando foi feita compra de mercadorias

PEDRO COIN DE ALMEIDA FORNI

Pedro Coin de Almeida Forni

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 36 semanas Domingo | 6 outubro 2024 | 18:24

Boa noite, meu cliente lucro real por exclusão do simples efetuou compras no mês 09, porém a empresa ficará sem movimento provavelmente o mês todo, por questões de legalização na prefeitura relativas ao CLCB. Eu posso simplesmente fazer uma DCTF web informando inatividade, ou devo fazer todas obrigações acessórias? Caso eu possa fazer somente a DCTF inativa, quando entrar em movimento posso recuperar os créditos do ICMS?

Luciano Santile

Luciano Santile

Prata DIVISÃO 3 , Engenheiro(a) Computação
há 33 semanas Segunda-Feira | 28 outubro 2024 | 16:14

Olá  Pedro, como vai?

Seu cliente teve movimento em setembro/24 (somente compras) e ficará sem movimento (sem entradas e sem saídas) em outubro/24, retomando o movimento em novembro/24? É isso?

Se for isso,vou considerar que a empresa não está inativa pois provavelmente tem conta em banco e provavelmente teve algum tipo de movimentação bancária, seja c/c/ ou aplicação, ou algum evento com folha. Então vou considerar que a empresa não terá débitos a declarar em setembro e em outubro, mas que não está inativa.

Se for isso, a DCTF PGD de setembro deve serapresentada sem movimento e a de outubro estará dispensada da apresentação. E continuará dispensada até que tenha débitos a declarar. 
OBS: A referência janeiro não tem dispensa.

A DCTFWeb segue a mesma lógica, mas nela como sãoapresentados os débitos previdenciários e eventos da folha, dificilmente existe dispensa.  Mas se for o caso, a primeira declaração sem débitos deve ser apresentada, a dispensa é a partir da segunda, permanecendo dispensa até que exista algum evento (REINF ou eSocial) que a obrigue.

O SPED Contribuições de setembro deve seapresentado, já que teve compras e provavelmente recuperação de PIS/COFINS. O
SPED Contribuições de outubro está dispensado. Isso se não teve mesmo entrada
ou saída.

O SPED Fiscal não tem dispensa.

Acho q é isso, espero ter ajudado. 

Sempre que vc se sentir sozinho, abandonado e achando que ninguém liga para você... Atrase uma prestação...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade