x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 4.078

Compras de mercadorias por restaurantes de Hoteis

Emerson de Andrade Miranda

Emerson de Andrade Miranda

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 13 agosto 2010 | 09:15

Bom dia pessoal.

Temos um cliente que é um hotel, eles têm um restaurante e estou com uma dúvida quanto à classificação fiscal das compras de mercadorias que são efetuadas para este restaurante.

Nas compras de mercadorias para o restaurante qual CFOP devo lançar no fiscal, 1.101 ou 1.102? Lembrando que o restaurante da saída de refeições. O art.5º do RIPI deixa bem claro que não caracteriza industrialização essa operação, mas a legislação do ICMS-CE equipara hotéis a indústrias nesse contexto. Fica a minha dúvida, como devo proceder?

"Vida com honra, esse é o lema".
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 13 agosto 2010 | 22:21

Caro Emerson, boa noite.

Realmente a polêmica sobre quais CFOPs utilizar nesse ramo ainda vai longe.

Se utilizar, por exemplo numa operação em que compro frango. A saída será refeição e não frango. Imagina controlar o estoque desse segmento...

E partindo do raciocínio acima, utilizo CFOPs de indústria (1.101-5101...).

Abç

Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Gustavo Bueno

Gustavo Bueno

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 19 outubro 2010 | 18:37

Boa noite pessoal,

Estou com dúvidas nesse mesmo item.

O estoque de um restaurante/lanchonete deve ser efetuado como o estoque industrial?

Tenho dúvidas quanto à baixa do estoque de arroz, feijão, carnes (matérias primas).

Será que alguém pode me ajudar ou indicar alguma matéria?

Desde já agradeço a atenção de todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade