x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 824

ICMS ST COMERCIO ATACADISTA ESTADO DE SP

Abner

Abner

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 25 semanas Quinta-Feira | 31 outubro 2024 | 11:32

Olá, Franciene.

Nas vendas internas dos produtos pagos anteriormente pela indústria ou importadora por substituição tributária, o revendedor (atacadias e varejista), não devem destacar ICMS na nota.  Para isso, você vai utilizar o CFOP 5.405, CST do ICMS 60, isso indicará o que o imposto foi recolhido anteriormente pela indústria.

Nas vendas interestaduais o cenário muda, pois o produto vai para outro estado, sendo necessário verificar a regra da substituição tributária do estado de destino. Portanto, começa outra cadeia produtiva. Se SP tiver acordo (convênio ou protocolo) com o estado de destino, você atacadista deverá recolher e destacar o ICMS ST na sua nota de venda, sendo o ICMS ST destinado ao estado de destino, indicando o CFOP 6.403 ou 6.404  e CST 10, cujo pagamento da guia é no mesmo dia da venda, com a GNRE anexada a DANFE. Mas se não houver acordo entre os estados, sua venda vai normal,  sem cobrança do ICMS ST, com o CFOP 6.102 e CST 00 (regra geral).






O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade