Cláudia Moral Gonçalves
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Olá colegas.
Tenho uma empresa Simples Nacional que vendeu para fora do estado.
Minha empresaprecisa recolher o Difal?
respostas 5
acessos 1.630
Cláudia Moral Gonçalves
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Olá colegas.
Tenho uma empresa Simples Nacional que vendeu para fora do estado.
Minha empresaprecisa recolher o Difal?
Jhonatan Mendes
Bronze DIVISÃO 4 , Analista FiscalBom dia Claudia.
Para responder sua duvida seria necessário um pouco mais de informação sobre a venda, mas,
Partindo do ponto que seja uma venda para um consumidor final não contribuinte, o ICMS DIFAL é devido pelo remetente, quando ocorre venda interestadual.
Já nas transações entre contribuintes, o DIFAL é de responsabilidade da empresa que está adquirindo o produto ou serviço, ou seja, do estado de destino.
Vale ressaltar que pagamento de DIFAL difere de estado a estado. Recomendo que verifique na lei do seu estado, sobre.
Atenciosamente Jhonatan.
Departamento Fiscal.
Cláudia Moral Gonçalves
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Muito obrigada Jhonatam.
Bom trabalho
Mateus de Vargas Fagundes
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Empresas do Simples Nacional não recolhem DIFAL nas vendas (DIFAL Não-Contribuinte), somente nas Compras.
Decisões do STF nas ADI 5464 e 5469.
Cláudia Moral Gonçalves
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Valeu Mateus!
Victor Carvalho
Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente FiscalClaudia, levando em consideração que não você não citou quem seria o destinatário do produto, irei destacar dois pontos aqui: para contribuintes do imposto e não contribuintes.
Com base na ADI 5469, o STF declarou inconstitucional a cobrança do Difal de ICMS sem lei complementar. Sendo assim, empresas do Simples Nacional não são obrigadas a recolher o Difal em vendas interestaduais para consumidores finais não contribuintes.
No entanto, em vendas para contribuintes de ICMS, o destinatário final é quem deve apurar e recolher o imposto.
Resumindo:
Para não contribuintes: sua empresa não precisa recolher o Difal.
Para contribuintes: o recolhimento é feito pelo destinatário.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade