x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 865

Analisando o uso do CFOP 2202 em suas devoluções

MARCOS SAMPAIO

Marcos Sampaio

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 14 semanas Terça-Feira | 14 janeiro 2025 | 09:11

Ola bom dia, na fábrica estamos usando o CFOP 6101 (venda interestadual). e o 5101 (venda dentro do estado). Lembrando que somos fabricantes do produto.

CFOP 2101: Utilizado para devolução de venda dentro do mesmo estado.
Exemplo: vendeu uma mercadoria com CFOP 5101 (venda dentro do estado). Se o cliente devolvê-la, o CFOP de entrada usado será 2101.

CFOP 2102: Utilizado para devolução de venda em operação interestadual.
Exemplo: vendeu uma mercadoria com CFOP 6101 (venda interestadual). Se o cliente devolvê-la, o CFOP de entrada usado será 2102.

 CFOPs 2101 e 2102 são usados exclusivamente para devolver mercadorias que foram vendidas e estão retornando ao vendedor correto.

O CFOP 1201 é utilizado quando ocorrem devoluções de vendas de produtos industrializados ou produzidos pelo próprio estabelecimento, em casos onde as saídas foram inicialmente classificadas como "Venda de produção do estabelecimento”

Algumas notas de devoluções foram feitas com o cfop 2202, gostaria de saber o correto?
Pois como fabricamos não seria este o correto CFOP 1201 ?

Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 14 semanas Terça-Feira | 14 janeiro 2025 | 09:36

Bom dia, meu caro!

Está bem incorreto estas operações. Se vocês fazem a venda com 5101 e  6101 a devolução, respectivamente, deve ser feita com 1201 e 2201.

No âmbito fiscal, o primeiro digito do CFOP determina se a operação é interna, interestadual ou internacional. Para entradas é, respectivamente, 1, 2 e 3 e para saídas, 5, 6 e 7.
A devolução de venda de produção de dá pelo CFOP X201 podendo ser iniciado em 1, 2 ou 3 sendo correspondente a saída, 5, 6  ou 7.

Os CFOPs 2101 e 2102 são usados para registrar as notas de aquisições de mercadorias, ou seja, nota de venda de terceiro a vocês. Sendo o primeiro para aquisição de mercadorias que serão frutos de industrialização e o segundo de mercadorias que serão revendidas.

E o 2202 é devolução de venda de mercadoria adquirida de terceiros, isto é, uma venda que não houve processo industrial apenas mera revenda por vós geralmente com CFOP 6102.

Sugiro fazer um pente-fino nessas operações para evitar dor de cabeça futura, e, se possível, emitir carta de correção para tudo e ajustar estas devoluções para não ter surpresas com o fisco

Cordialmente,

Alisson F. Machado
Consultor Tributário
CRC/PR: 082254/O
email:  [email protected]
MARCOS SAMPAIO

Marcos Sampaio

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 14 semanas Terça-Feira | 14 janeiro 2025 | 10:04

Conclusão Para vendas de produção própria:
1201: Devolução de venda interna.
2201: Devolução de venda interestadual.

Para vendas de mercadorias adquiridas de terceiros:
2202: Devolução de venda interestadual de mercadoria adquirida para revenda.

OBRIGADO!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade