x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 129

Marco Araujo

Marco Araujo

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 12 semanas Sexta-Feira | 31 janeiro 2025 | 10:48

Bom dia, tudo bem ?
Preciso de uma grande ajuda  por favor...
Trabalho como Autônomo  ( residencial não aberto ao público )  para uma  empresa , prestando serviços de digitação e utilizo o código de serviços  ( 03166 - digitador )  na emissão das  minhas notas fiscais. A empresa  apura e recolhe meu DARF previdênciário (  11 % ) . Até aqui acho tudo bem ....
Porém verifiquei  os códigos de serviços em minha FDC CCCM   e apresentam alíquota de imposto de ISS como segue:
2685 - ISS - 2,9% - Serviço não referenciado em código juridico , economico, tec adm ( autônomo )
2920 - ISS - 2,9% - Suporte técnico , instal, conf e manutenção de programas  e bancos de dados ( autônomo )
3166 - ISS - 5,0% - Datilografia, digitador, estenog, red de revista e congeberes ( profissional  autônomo )
3980 - ISS - 5,0% - Serviços não referenciados em outro código de  grupo  jurídico ( profissional autônomo ) 

Dúvida 1
Existem  diferenças nos códigos onde diz " Autônomo " e " Profissional Autônomo " ?

Dúvida 2
Com relação ao ISS...Estou isento ? Caso contrário eu sou obrigado a efetuar o  pagamento ou a Empresa para quem trabalho ?
Meus valores da emissão das notas são 2 salários minimos ( R$ 3.036,00 )
Desde já agradeço ...

GILBERTO SANTOS NASCIMENTO

Gilberto Santos Nascimento

Bronze DIVISÃO 4 , Assessor(a) Administrativo
há 11 semanas Sexta-Feira | 7 fevereiro 2025 | 15:31

Prezado

Boa Tarde

Não existe diferença ente " Autônomo " e " Profissional Autônomo " 
Existe a diferença ente Autônomo  e Profissional Liberal:
Profissional Autônomo, não é necessário ter uma formação técnica ou acadêmica específica. 
Profissional Liberal, possui formação técnica ou acadêmica específica e geralmente é registrado em um conselho de classe (como OAB, CRM, CREA, etc.).