x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 97

IMPOSTO SOBRE DOAÇÃO

Jane Olivia

Jane Olivia

Iniciante DIVISÃO 2 , Estagiário(a)
há 11 semanas Quarta-Feira | 5 fevereiro 2025 | 17:08

Uma dúvida, no de 2024 recebi um valor em via transferência de 50 mil de um primo meu. Pelo que andei pesquisando eu devo declarar esse valor no imposto de renda deste anos de 2025 e acredito que ficará como rendimento isento via doação. Me corrijam se eu estiver errada.
Andei pesquisando e vi que tem o imposto ITCMD, minha dúvida é sobre este imposto. Eu devo declarar o ITCMD ?

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 semanas Segunda-Feira | 17 fevereiro 2025 | 20:56

Jane,
Para o imposto de renda pessoa física, as doações em espécie são isentas. Quanto ao imposto estadual sobre doações, você precisa analisar a legislação do Estado. Em São Paulo, por exemplo, esse valor seria isento do ITCMD, entretanto, a entrega da declaração é obrigatória.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade