x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 75

Qual CSON usar p/ devolução mercadoria com ICMS na remessa, num ARMAZEM GERAL optante pelo SimpleS

Marcus Marques

Marcus Marques

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Processamento de Dados
há 5 semanas Quinta-Feira | 13 fevereiro 2025 | 17:11

Ola, sou novo aqui no portal e tenho um cliente que é um Armazem Geral e tenho algumas duvidas. 

Agradeço muito se alguem puder ajudar. 

Qual CSON usar para devolução de mercadoria com destaque de ICMS na remessa de fora do estado, em um ARMAZEM GERAL optante pelo Simples Nacional.

No caso para mim o certo devido a operação seria o CSON 400 ( Não tributado ), mas o cliente do armazem destacou o ICMS na remessa. Agora o armazem precisa devolver este ICMS saida. Nestes casos pode ser usado o CSON 900? 

E em proximas remessas, o armazem pode solicitar ao cliente para nao destacar ICSM ja que ele (no caso o aramezem)  é optante pelo SIMPLES ou sempre fara desta forma, devolvendo no 400 quando nao tem destaque de ICMS e no 900 quando teve?

Fico no aguardo. 
Obrigado a todos!

Mateus de Vargas Fagundes

Mateus de Vargas Fagundes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 semanas Sexta-Feira | 14 fevereiro 2025 | 00:43

Sua análise está correta. 

O ICMS sempre precisa ser destacado na remessa para o armazém, porque o fato gerador é a saída da mercadoria da sede do cliente. Não há previsão de suspensão ou isenção para remessas ao armazém, dessa forma seu cliente está certo ao destacar o ICMS na nota.

Então sim, o retorno deve ser com CST 900 e com o destaque do ICMS na nota de retorno. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.