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DEFIS comercio de bebidas

Natiely

Natiely

Bronze DIVISÃO 2 , Analista
há 9 semanas Segunda-Feira | 17 fevereiro 2025 | 12:24

meu cliente no ramo de bebidas, faz pedido com o fornecedor e na maioria das vezes vem errado o pedido, ele recusa no verso da NF a mercadoria.
Com isso o fornecedor emite uma nota fiscal de entrada propria, voltando essa mercadoria ....minha duvida na defis tem um campo de devolucao de compras , incluo essas devolucao que nao foram emitidas pela empresa?

Adilson Castro de Queiroz
Consultor Especial

Adilson Castro de Queiroz

Consultor Especial , Coordenador(a) Fiscal
há 9 semanas Terça-Feira | 18 fevereiro 2025 | 01:55

Olá Natiely,

Entende-se por devolução uma mercadoria que você supostamente tenha recebido normalmente. Recusa seria você não ter aceito a mercadoria mediante documento fiscal, ou seja, sequer recepcionou a mercadoria.

Quando se trata de recusa, o correto é o seu fornecedor voltar com a mercadoria para a empresa dele e emitir a NF-e de entrada em retorno para ele mesmo.

Por isso, a menos que algum colega aqui discorde, não vejo sentido informar recusas nos campos destinados à devoluções de compra, até porque você sequer terá NF-e de devolução para a apresentar. No máximo você poderá ter cópias da DANFe recusada ou a Manifestação Eletrônica no Portal NF-e.

Forte abraço!

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Natiely

Natiely

Bronze DIVISÃO 2 , Analista
há 8 semanas Quarta-Feira | 26 fevereiro 2025 | 20:47

E que meu entendimento, o valor total das compras ficara alto e sem essas devolucao ao fornecedor. Ja que a NF de compra, fica '"autorizada "' . Mas vou seguir e nao infomar, obrigada pela ajuda

Mateus de Vargas Fagundes

Mateus de Vargas Fagundes

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 semanas Quarta-Feira | 26 fevereiro 2025 | 22:32

Natiely

Você precisa realizar a manifestação do destinatário como "Operação Não Realizada" para documentar eletronicamente a NF-e, e depois você nem deve importar essa nota para seu sistema.

Como ela foi recusada e marcada como operação não realizada, essa compra nem existe para a empresa do seu cliente. Não deve nem constar nos valores de compras, tampouco nas devoluções. 

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