x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 75

Incidência ou não no DIFAL

DOUGLAS HENRIQUE LOURENÇO RODRIGUES

Douglas Henrique Lourenço Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 semanas Segunda-Feira | 10 março 2025 | 09:23

Bom dia.

Estou iniciando neste mundo da contabilidade  e me surgiu uma dúvida com um dos meus clientes trabalha com comunicação visual, ele comprou alguns materiais para fabricar fachadas de lojas e eu queria saber se esse material enquadra como matéria-prima e se não entraria na base de calculo do DIFAL. Caso enquadre como matéria-prima ele continuaria sendo tributado no anexo III ou teria que ir para o anexo II por ser semelhante a industrialização?

Desde já agradeço a ajuda.

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 semanas Segunda-Feira | 10 março 2025 | 12:30

A classificação dos materiais adquiridos para fabricação das fachadas, na prática, pode ser considerada como matéria‐prima, desde que estejam efetivamente sendo transformados no processo produtivo. Essa classificação é importante tanto para o controle interno quanto para questões de base de cálculo de tributos, como o DIFAL, onde, em determinadas hipóteses, os insumos utilizados na industrialização podem ser excluídos da base.
No que diz respeito ao enquadramento no Simples Nacional, a definição se baseia na atividade preponderante da empresa, conforme o CNAE e as regras específicas dos anexos. Se a empresa exerce um processo de transformação típico de industrialização – isto é, compra matéria‐prima e a converte, de forma sistemática, em um produto final – há argumentos para que a atividade seja enquadrada no Anexo II. Entretanto, se o processo produtivo for complementar à prestação de serviços de comunicação visual (por exemplo, a montagem ou aplicação de fachadas de forma mais artesanal ou pontual), é possível que o enquadramento continue no Anexo III.
Portanto, a decisão dependerá de uma análise detalhada da natureza da atividade e do CNAE principal da empresa. Se o processo de fabricação das fachadas representar a atividade fim da empresa e seguir um caráter industrial, o enquadramento deverá ser no Anexo II, o que pode, inclusive, impactar na apuração do DIFAL. Caso contrário, se a atividade principal for considerada prestação de serviços com um componente de industrialização eventual, o enquadramento no Anexo III pode se manter.
Recomenda-se a consulta a um contador especializado para análise do CNAE e do processo produtivo, a fim de garantir o enquadramento tributário adequado e evitar questionamentos futuros pela fiscalização.

Marcio L. Diniz
61-98513-4992

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade