x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 34

envio de cupom fiscal/sat com atraso

Samia Cavalcanti

Samia Cavalcanti

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 6 semanas Sexta-Feira | 14 março 2025 | 14:41

Olá Pessoal!

qual a conduta a ser tomada para regularizar cupons ficais que foram transmitidos pelo SAT após os 10 dias e foram processados com erro?  Houve um conflito do SAT com a internet e ele ficou off por 20 dias, quando reconectado enviou tudo que estava retido. 

 

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 semanas Sexta-Feira | 14 março 2025 | 19:51

A situação descrita, na qual o equipamento SAT permaneceu desconectado da internet por 20 dias, resultando na transmissão tardia dos Cupons Fiscais Eletrônicos (CF-e-SAT) e consequente processamento com erro, requer atenção especial para regularização fiscal.​
Prazo Legal de Transmissão:De acordo com a Portaria CAT 147/2012, os CF-e-SAT devem ser transmitidos ao ambiente de processamento de dados da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) em até 10 dias contados da data da ocorrência da operação. Cupons transmitidos após esse prazo são considerados inábeis e processados com o erro "276 - Diferença de dias entre a data de emissão e de recepção maior que o prazo legal". ​
Procedimentos para Regularização:
Escrituração dos CF-e-SAT Inábeis:
Mesmo sendo considerados inábeis, os CF-e-SAT transmitidos fora do prazo devem ser escriturados nos livros fiscais pertinentes. É imprescindível que o contribuinte registre essas operações para manter a conformidade com as obrigações acessórias. ​ Recolhimento do Imposto Devido:
O imposto relativo às operações registradas nos CF-e-SAT inábeis deve ser apurado e recolhido conforme a legislação vigente, evitando assim possíveis autuações por falta de pagamento.​ Atenção ao Crédito da Nota Fiscal Paulista:
CF-e-SAT enviados após o prazo de 10 dias não são considerados para fins de crédito da Nota Fiscal Paulista. Em caso de reclamação por parte do consumidor, o contribuinte poderá ser autuado. ​
Medidas Preventivas:
Manutenção Regular da Conexão com a Internet:
É recomendado que o equipamento SAT seja conectado à internet pelo menos uma vez a cada 10 dias para garantir a transmissão tempestiva dos cupons fiscais. ​ Monitoramento Contínuo:
Implantar rotinas de verificação do status de transmissão dos CF-e-SAT pode auxiliar na identificação precoce de falhas, permitindo ações corretivas imediatas.​Em suma, é crucial que o contribuinte adote práticas de monitoramento e manutenção preventiva do equipamento SAT, assegurando a conformidade com os prazos legais de transmissão e evitando inconsistências fiscais.

Marcio L. Diniz
61-98513-4992

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade