x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 78

COMPRA DE MAQUINAS USADAS E REFORMA PARA REVENDA

KAYO MELO

Kayo Melo

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 4 semanas Sexta-Feira | 21 março 2025 | 16:08

Boa tarde, tenho um cliente, uma empresa que compra maquinas sucateadas e reforma para vender. Elas entram como sucata, gostaria de saber como faço para incluir no estoque da empresa essa máquina reformada para revenda? Se depois dela reformada devo fazer outro tipo de entrada na empresa?
Minha dúvida é em função do estoque estar altíssimo em função dessa movimentação. Desde já muito obrigado.

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 semanas Segunda-Feira | 24 março 2025 | 19:40

No caso apresentado, a atividade da empresa se enquadra como comércio e industrialização por transformação, uma vez que adquire máquinas sucateadas (consideradas insumos ou produtos inservíveis), realiza reformas substanciais e as revende como bens recondicionados ou reindustrializados. Nos termos da NBC TG 27 (Ativo Imobilizado) e da NBC TG 16 (Estoques), bem como do artigo 183, II da Lei nº 6.404/1976, o correto é registrar essas máquinas inicialmente como matéria-prima ou mercadoria para transformação, a depender do nível de processamento.
A entrada da sucata deve ser registrada com base no documento fiscal de aquisição, classificando-a como material para industrialização ou revenda de acordo com o plano de contas e natureza da operação. Após a conclusão da reforma, não é necessário realizar nova entrada fiscal, mas sim um lançamento interno de reclassificação no estoque, utilizando laudo técnico ou ficha de produção que comprove a finalização do processo e permita a valoração do novo item reformado. O valor total da mercadoria acabada deve considerar o custo de aquisição da sucata mais os custos de transformação (mão de obra, peças, energia, etc.), conforme dispõe a NBC TG 16.
Portanto, para evitar distorções no estoque, recomenda-se implementar controle interno de produção e realizar a baixa dos insumos/sucata e a entrada do item reformado como produto acabado, sem emissão de nota fiscal, mas com registro contábil de movimentação. Esse procedimento ajustará o estoque real e o valor contábil corretamente. 

Marcio L. Diniz
61-98513-4992

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade