x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 68

MEI - Nota Fiscal de entrada

Renato Gonçalves

Renato Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 4 semanas Terça-Feira | 25 março 2025 | 11:28

Prezados, estou fazendo a abertura de um MEI com objetivo de participar de licitações públicas porém estou com algumas dúvidas e gostaria que alguem me esclareça se possível.
Meu objetivo é trabalhar sem estoque, ou seja, meu fornecedor faça a entrega ao meu cliente. Minha dúvida é: Se meu fornecedor não emitir a NF de entrada para minha empresa existe alguma forma de regularizar esse fornecimento? Lembrando que eu vou emitir a NF para meu cliente.

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 semanas Quarta-Feira | 26 março 2025 | 10:44

No contexto da legislação fiscal e comercial vigente, especialmente considerando a atuação como MEI em licitações públicas, é fundamental garantir a lastro fiscal de todas as operações, mesmo que a empresa atue sem estoque físico. O modelo de operação que você descreve caracteriza-se como “venda por encomenda” ou “drop shipping”, onde o fornecedor entrega diretamente ao cliente final, mas a responsabilidade comercial e fiscal pela venda é do MEI.
Caso o fornecedor não emita a nota fiscal para a sua empresa, não há respaldo legal para emissão de nota fiscal de venda por parte do MEI, pois não há comprovação da aquisição da mercadoria. Isso compromete a legalidade da operação, podendo gerar sanções fiscais, inclusive desclassificação em licitações públicas por ausência de documentação fiscal hábil.
Para regularizar essa operação, o fornecedor deve obrigatoriamente emitir uma nota fiscal de venda para o seu CNPJ (MEI), mesmo que a mercadoria não passe fisicamente pelo seu endereço. Com esse documento, o MEI poderá então emitir a nota de venda ao cliente com respaldo legal, mantendo a regularidade fiscal e atendendo aos requisitos das contratações públicas. Caso precise de auxílio na formatação correta dessa operação e análise tributária, coloco-me à disposição como contador para prestar assessoria especializada.

Marcio L. Diniz
61-98513-4992

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade