x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 101

NF de Produtor Rural

Alex

Alex

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 4 dias Sexta-Feira | 2 maio 2025 | 14:02

Boa tarde ! tenho uma duvida; eu (empresa) emiti uma NF (contra nota - fixação) para um Produtor Rural, "compramos grãos" desse Produtor. Então ele emitiu uma NFP para essa operação, ate ai ok.
Emitimos a NF (contra nota) com o valor unitário errado, e agora vamos fazer uma nova nota de "complemento de valor" para pagar o Produtor o valor correto. A minha duvida é: O Produtor precisa emitir uma nova nota para mim fazer esse complemento ou não precisa ? imagino eu que não, mas estou na duvida. 
Se puderem ajudar, agradeço !

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 1 dia Segunda-Feira | 5 maio 2025 | 09:52

Bom dia, caro Alex

O Produtor precisa emitir uma nova nota para mim fazer esse complemento ou não precisa ? imagino eu que não, mas estou na duvida. 

Na premissa de que "uma nota fecha a outra", como você está emitindo uma nota de entrada complementar e o total de suas duas notas formarão o total da NFP, o produtor não deve emitir "outra nota" porque se assim fizesse, ela ficaria sem reflexo.

Neste contexto, o ideal seria você oferecer informações claras sobre isto no campo de observações e, repito, não há fundamento para o produtor emitir outra nota porque a primeira nota dele já está correta.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade