x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 48

Como eu devo analisar a CFOP?

Arthur Silva

Arthur Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 2 dias Quarta-Feira | 11 junho 2025 | 14:12

Sou estágiário na área fiscal e estou analisando o CFOP de Notas Fiscais de empresas
A empresa dessa questão trabalha em conserto de veículos. No caso eles compram a mercadoria e fazem a opreração de consertar o veículo

Minha dúvida: com qual ponto de vista eu devo analisar os produtos? Como itens para revenda ou como itens para utilização na prestação de serviço?

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 2 dias Quarta-Feira | 11 junho 2025 | 15:09

Arthur Silva,

O ideal é realizar cursos mais aplicados sobre o assunto.
Mas de forma simples e breve, para ser considerado na aplicação do serviço em regra o prestador não possui atividade de comércio, ou seja, todos seus insumos são aplicados na atividade da prestação.

Porém, se o prestador possuir I.E. e atividade comercial, nesse caso, em regra serão mercadorias para revenda, uma vez que a entidade vende as peças e presta o serviços emitindo duas notas fiscais pela operação.

Oriento de modo simplificado, pois, a análise da questão requer muito mais que apenas um olhar superficial. Há de se lembrar que para classificar diversas operações é necessária a consulta na legislação a qual define a incidência do ICMS e ISS, por isso, nortearia a classificação também das aquisições.

Com isso, a resposta aqui já vai te auxiliar bastante no dia a dia, o que também não exaure e nem desobriga a consulta na legislação e cursos aplicados.

No mais é isso.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade