x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 921

CFOP e procedimento para NF de entrada de celular usado comprado de PF

Lukan

Lukan

Iniciante DIVISÃO 1 , Vendedor(a)
há 46 semanas Terça-Feira | 12 agosto 2025 | 09:00

Sou MEI no ramo de assistência técnica de celulares. Recentemente começamos a comprar aparelhos usados de clientes (pessoas físicas), inclusive de outros estados, normalmente sem nota fiscal de origem.

Minha dúvida é sobre a emissão da NF-e de entrada desses aparelhos usados adquiridos de pessoa física de outro estado:

Qual CFOP devo usar para emitir a NF-e de entrada desses celulares usados, comprados de outros estados e dentro do estado?
Como devo preencher os campos relativos ao ICMS, PIS e COFINS nessa NF-e, considerando que o MEI não destaca imposto, mas precisa registrar a operação para manter o estoque correto?
Há algum cuidado específico no preenchimento da NF-e de entrada para evitar problemas com a SEFAZ, já que não há nota fiscal de origem?
Há algum emissor mais simplificado que o do Sebrae para mei?
Minha intenção é formalizar essas aquisições para manter controle de estoque e registro fiscal adequado. Obrigado.

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 46 semanas Terça-Feira | 12 agosto 2025 | 09:21

Bom Dia

Há algum emissor mais simplificado que o do Sebrae para mei?
Há, mas apenas comprando.

Nas notas de entrada para mercadoria a ser vendida, CFOP 1102/2102 (fora do estado), não destaque impostos.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate - CONTADORA
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Abertura, encerramento, alterações societárias, IR,  assessoria MEI, SIMPLES, PRESUMIDO e REAL, Reforma Tributária, DP, Contabilidade, Emissão e Parametrização de Notas Fiscais de vendas e serviços, Planejamento Tributário.
ALEXANDRE DE SOUZA CAIXINHAS

Alexandre de Souza Caixinhas

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 46 semanas Terça-Feira | 12 agosto 2025 | 11:13

Aproveitando o assunto, empresa do SN anexo 1 com CFOPs errados desde sua constituição no início do ano. Chegou no escritório aqui mês passado, como corrigir isso?
Seguimos gerando com o CFOP equivocado (ainda n tivemos nenhuma autuação) ou seria interessante corrigir retroativamente? E se fosse essa a opção correta, como proceder?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 46 semanas Terça-Feira | 12 agosto 2025 | 11:25

Bom Dia

Seguimos gerando com o CFOP equivocado (ainda n tivemos nenhuma autuação) ou seria interessante corrigir retroativamente? E se fosse essa a opção correta, como proceder?
Eu não corrigiria retroativamente desde que o CFOP errado não interfira na apuração, exemplo: 5101 é indústria e 5102 é comércio, entre estes 2 muda o anexo. Entendeu?

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate - CONTADORA
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Abertura, encerramento, alterações societárias, IR,  assessoria MEI, SIMPLES, PRESUMIDO e REAL, Reforma Tributária, DP, Contabilidade, Emissão e Parametrização de Notas Fiscais de vendas e serviços, Planejamento Tributário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies