
Samuel Cunha
Iniciante DIVISÃO 1 , Programador(a)Espero que todos vocês estejam muito bem, saúde e paz.
Questão resumida: Como fica o custo do estoque nas compras, considerando que só é permitido aproveitar o crédito quando houver pagamento efetivo por parte do fornecedor?
Um ponto importante e novo na reforma tributária é o direito ao crédito nas compras apenas se o fornecedor realizar o pagamento do tributo. Isso, provavelmente. deve ocorrer no mês subsequente à emissão da NF-e do fornecedor.
Por exemplo: Uma compra de R$ 1.000, com potencial crédito de 100 de CBS e 200 de IBS, o custo seria 700.
1. O sistema terá de lançar o custo de 1.000 inicialmente até ter certeza do pagamento efetivo? Isso irá gerar um grande transtorno, pois o custo do produto é usado para cálculos de preços e margens. Além disso, também os lançamentos fiscais e contábeis deverão ser refeitos.
2. Como o governo irá notificar se uma NF-e do fornecedor teve ou não o seu pagamento integral? Evento da NF-e ou algum WebService específico? Ainda temos o caso do fornecedor começar um processo de parcelamento daquele tributo devido.
Se em 2026 já será obrigatório o controle de débitos e crédito, compensando na apuração do PIS/Cofins, acredito que essa questão do crédito após o pagamento efetivo é um tema que já deveriam ter as ferramentas disponíveis para o contribuinte e empresas de softwares.
Atenciosamente,
Samuel Cunha