Contábeis Club
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 35

Nota Fiscal Avulsa

Contabilidade Cardoso

Contabilidade Cardoso

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 3 horas Sexta-Feira | 26 setembro 2025 | 14:32

Boa tarde, 

Fui emitir uma nota fiscal avulsa para um MEI no SIARE e está dando a seguinte mensagem: ''contribuinte ultrapassou o limite de receita bruta considerando que houve emissão de documento fiscal para mais de uma inscrição estadual do mesmo cpf no exercício''.
Alguém poderia me ajudar? 

Sophia

Sophia

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 3 horas Sexta-Feira | 26 setembro 2025 | 14:49

Boa tarde,

Isso pode ter ocorrido, porque o SIARE bloqueia a emissão de nota fiscal avulsa, quando considera que o contribuinte não se enquadra mais como MEI.
- Possíveis causas práticas:
- O MEI ultrapassou o limite de faturamento.
- Existe outra inscrição estadual ativa vinculada ao CPF (ex.: inscrição de comércio e de indústria).
- Houve algum erro no cadastro do contribuinte dentro do SIARE.

O que pode ser feito para solucionar?

- Verificar no SIARE
(ou com a SEF/MG) se existe mais de uma inscrição estadual ativa para o mesmo CPF.
Isso pode ser consultado pelo número do CPF ou CNPJ no site da SEF/MG.
- Conferir o faturamento anual do MEI:
Se realmente ultrapassou os R$ 81.000,00, o MEI precisa fazer a desenquadramento e migrar para ME/EPP no Simples Nacional.
- Abrir chamado na SEF/MG:
Caso não tenha ultrapassado o limite, pode ser erro de cadastro.
Nesse caso, abrir chamado no Fale Conosco / Atendimento Virtual da SEF/MG solicitando a regularização.

Sophia - Analista Fiscal

O que era prática ontem pode ser infração hoje: a legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade