x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 46

acessos 38.277

Error na hora de emitir Nota Fiscal (MEI) - Prestação de Serviços (Emissor Nacional)

Gabriel da Silva

Gabriel da Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Auditor(a)
há 10 semanas Segunda-Feira | 29 setembro 2025 | 13:39

Alguma novidade pra vocês? Conseguiram emitir?

Aqui até agora nada, já tentei inserir a inscrição municipal e deu erro não identificado.

Ângelo Santos de Menezes

Ângelo Santos de Menezes

Iniciante DIVISÃO 1 , Micro-Empresário
há 10 semanas Segunda-Feira | 29 setembro 2025 | 15:11

Mateus William - Aux Adm.
Bom dia,
Eu estava com mesmo problema e conseguir emitir a nota logando com usuario e senha no portal do gov. Quando nos da a opção de entrar, sempre loguei com meu certificado e ia normal, mas nesse caso estava acusando o erro que vc indicou. Testei entao logar com usuario e senha e a emissao foi normal. Acredito que seja problema na emissao com login usando o certificado digital.

Douglas Costa

Douglas Costa

Iniciante DIVISÃO 1 , Designer Gráfico
há 10 semanas Segunda-Feira | 29 setembro 2025 | 16:14

também estou com o mesmo problema, então fazer a inscrição municipal não resolve o problema né? eu estava tendo esse primeiro erro original de emissor não possuir estabelecimento no municipio, e agora esta retornando erro não especificado

edit: consegui gerar aqui, voltou pra mim pelo menos

Adriano Graminha

Adriano Graminha

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 semanas Segunda-Feira | 29 setembro 2025 | 19:01

Boa tarde prezados

Se a nota fiscal for de MEI, recomendo não acessarem via certificado digital, tente diretamente pelo Login e Senha, pois o problema está exatamente em assinar a nota, mesmo com o aplicativo do Serpro aberto e ativado no navegador, não valida a assinatura, mas ao acessar apenas com o Login e senha o sistema não executa essa rotina de assinatura da nota e aprova a nota normalmente.
Espero ter ajudado
Deixo o comentário, apenas o "governo" sendo "governo, para quê facilitar a vida se podemos complicar

Alessandro Alves Arantes

Alessandro Alves Arantes

Iniciante DIVISÃO 4 , Estagiário(a)
há 9 semanas Sábado | 4 outubro 2025 | 18:36

Estou enfrentando o mesmo problema desde 01/10 não consegui emitir nota fiscal de serviço no emissor nacional.
Mensagem:O código de tributação nacional informado não existe ou não está administrado pelo município de incidência do ISSQN na data de competência informada na DPS, conforme a lista de serviços nacional do Sistema Nacional NFS-e. -Por favor, revise sua Declaração de Prestação de Serviço (DPS) e confira o cálculo prévio do imposto devido. Se necessário, altere as informações prestadas nos passos anteriores. Em seguida, emita a sua Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). 

Alguém mais com essa dificuldade?

Por favor, revise sua Declaração de Prestação de Serviço (DPS) e confira o cálculo prévio do imposto devido. Se necessário, altere as informações prestadas nos passos anteriores. Em seguida, emita a sua Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).

Bruno Augusto

Bruno Augusto

Iniciante DIVISÃO 1 , Editor(a)
há 9 semanas Segunda-Feira | 6 outubro 2025 | 12:20

Eu também estou com o seguinte erro:

O código de tributação nacional informado não existe ou não está administrado pelo município de incidência do ISSQN na data de competência informada na DPS, conforme a lista de serviços nacional do Sistema Nacional NFS-e. 

Já tentei de tudo e nada funciona. 

KÁTIA CRISTINA DA SILVA DE CAMARGO

Kátia Cristina da Silva de Camargo

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Tributário
há 9 semanas Segunda-Feira | 6 outubro 2025 | 17:32

Boa tarde! 

Algum colega conseguiu emitir a nota pelo portal nacional do MEI?

Aqui estou tendo problemas com alguns MEI desde o dia 01/10... alguns estão emitindo e outros estão dando esse erro.

Enviei mensagem para o email que o Sebrae me indicou... @Oculto, me orientaram a cadastrar o serviço em favoritos, mas nada adiantou.

Alguém teve alguma solução?

Miquéias Medeiros

Miquéias Medeiros

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 9 semanas Terça-Feira | 7 outubro 2025 | 09:38

Olá, pessoal! 

Sobre o erro a seguir: 
Error: CNPJ do emitente prestador não possui estabelecimento ou domicílio em um município correspondente ao município emissor, na data de competência informada na DPS, conforme cadastros CNPJ e CNC NFS-e.

Este erro pode acontecer em algumas situações,  quando o prestador não é MEI, via de regra, somente MEI pode emitir no ambiente nacional. 

Você pode verificar o regime tributário do prestador em https://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/aplicacoes.aspx?id=21

Caso ele não esteja enquadrado no MEI, não será possível emitir no portal nacional, neste caso, o recomendado é emitir no portal da prefeitura do município do prestador. 

CLAUDIO ANDREY ALEXANDRINO

Claudio Andrey Alexandrino

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 semanas Quarta-Feira | 8 outubro 2025 | 15:05

Olá..... por gentileza, alguém que já viu este erro abaixo, me ajude para emitir uma NFSe  ???

Erro no Servidor na Aplicação '/EmissorNacional'.Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto.Descrição: Ocorreu uma exceção não tratada durante a execução da solicitação da web atual. Revise o rastreamento de pilha para obter mais informações sobre o erro e sua origem no código.

Detalhes da exceção: System.NullReferenceException: Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto.

Erro de origem:

[table]An unhandled exception was generated during the execution of the current web request. Information regarding the origin and location of the exception can be identified using the exception stack trace below.[/table]
Rastreamento de pilha:

[table][NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object.] Serpro.Sped.NFSe.Web.Usuario.Areas.DPS.Models.DPSModel.CarregarInfoEvento() in C:\Deploy\NFS-e\Web\AreaRestrita\Serpro.Sped.NFSe.Web.Usuario\Areas\DPS\Models\DPSModel.cs:436
Serpro.Sped.NFSe.Web.Usuario.Areas.DPS.Models.DPSModel.CarregarInfoServico() in C:\Deploy\NFS-e\Web\AreaRestrita\Serpro.Sped.NFSe.Web.Usuario\Areas\DPS\Models\DPSModel.cs:358
Serpro.Sped.NFSe.Web.Usuario.Areas.DPS.Models.DPSModel.ConverterParaModelo() in C:\Deploy\NFS-e\Web\AreaRestrita\Serpro.Sped.NFSe.Web.Usuario\Areas\DPS\Models\DPSModel.cs:85
Serpro.Sped.NFSe.Web.Usuario.Areas.DPS.Controllers.NFSeController.Index(String idr) in C:\Deploy\NFS-e\Web\AreaRestrita\Serpro.Sped.NFSe.Web.Usuario\Areas\DPS\Controllers\NFSeController.cs:64
lambda_method(Closure , ControllerBase , Object[] ) +138
System.Web.Mvc.ControllerActionInvoker.InvokeActionMethod(ControllerContext controllerContext, ActionDescriptor actionDescriptor, IDictionary`2 parameters) +34
System.Web.Mvc.Async.c.b__9_0(IAsyncResult asyncResult, ActionInvocation innerInvokeState) +38
System.Web.Mvc.Async.WrappedAsyncResult`2.CallEndDelegate(IAsyncResult asyncResult) +76
System.Web.Mvc.Async.AsyncControllerActionInvoker.EndInvokeActionMethod(IAsyncResult asyncResult) +41
System.Web.Mvc.Async.c__DisplayClass11_0.b__0() +79
System.Web.Mvc.Async.c__DisplayClass11_2.b__2() +387
System.Web.Mvc.Async.AsyncControllerActionInvoker.EndInvokeActionMethodWithFilters(IAsyncResult asyncResult) +42
System.Web.Mvc.Async.c__DisplayClass3_6.b__4() +50
System.Web.Mvc.Async.c__DisplayClass3_1.b__1(IAsyncResult asyncResult) +188
System.Web.Mvc.Async.AsyncControllerActionInvoker.EndInvokeAction(IAsyncResult asyncResult) +38
System.Web.Mvc.c.b__152_1(IAsyncResult asyncResult, ExecuteCoreState innerState) +26
System.Web.Mvc.Async.WrappedAsyncVoid`1.CallEndDelegate(IAsyncResult asyncResult) +73
System.Web.Mvc.Controller.EndExecuteCore(IAsyncResult asyncResult) +52
System.Web.Mvc.Async.WrappedAsyncVoid`1.CallEndDelegate(IAsyncResult asyncResult) +39
System.Web.Mvc.Controller.EndExecute(IAsyncResult asyncResult) +38
System.Web.Mvc.c.b__20_1(IAsyncResult asyncResult, ProcessRequestState innerState) +40
System.Web.Mvc.Async.WrappedAsyncVoid`1.CallEndDelegate(IAsyncResult asyncResult) +73
System.Web.Mvc.MvcHandler.EndProcessRequest(IAsyncResult asyncResult) +38
System.Web.CallHandlerExecutionStep.System.Web.HttpApplication.IExecutionStep.Execute() +648
System.Web.HttpApplication.ExecuteStepImpl(IExecutionStep step) +213
System.Web.HttpApplication.ExecuteStep(IExecutionStep step, Boolean& completedSynchronously) +131
[/table]
Informações sobre a versão:  Versão do Microsoft .NET Framework: 4.0.30319; Versão do ASP.NET: 4.7.4136.0

Bruna Moreira de Oliveira

Bruna Moreira de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 6 semanas Terça-Feira | 28 outubro 2025 | 16:25

Boa tarde,

Desde o início do mês estou tento problemas com a emissão de notas de prestação de serviços de MEI, está aparecendo a seguinte mensagem:
Não foi possível emitir a NFS-e. O código de tributação nacional informado não está administrado pelo município de incidência do ISSQN na data de competência informada na DPS, conforme a lista de serviços nacional do Sistema Nacional NFS-e.

Alguém tem alguma atualização? Se o problema de vocês persiste?

LETICIA SANTOS

Leticia Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 3 horas Sexta-Feira | 12 dezembro 2025 | 11:28

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Estou tentando emitir uma NF do MEI e esta dando esse erro:
A data de competência informada na DPS deve ser igual ou posterior à data autorizasção de uso do emissores, registrada no CNC do município correspondente ao município emissor da DPS (cLocEmi) para o contribuinte.

Alguém esta com o mesmo problema pra emitir NF do MEI?
Poderiam me orientar aonde eu devo mexer para conseguir emitir a NF ?

Desde já agradeço!

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade